NEM TIRO, NEM FOME, NEM COVID
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v8i21.7078Palavras-chave:
CapaResumo
São tempos de intensa luta. A capa dessa edição traz a força e resiliência de quem batalha pra se manter vivo num país estruturalmente racista.
Em meio à pandemia que assola grande parte do mundo, o Brasil leva para as inúmeras valas, o povo negro. São tantas as ameaças que é preciso todo dia resistir e expor essa realidade a cada vez que nos levantamos.
Nas periferias de maioria negra, há a informalidade no trabalho que torna inviável estar em casa para se proteger, transporte público lotado e até falta de condições de obter álcool em gel ou máscaras apropriadas, que levou à morte milhares. Sem amparo adequado do Estado, percebemos o genocídio descarado que nem busca disfarce. A falta às vezes de espaço em casa para o isolamento de contaminados com o vírus da Covid-19 torna o contágio inevitável. O socorro aguardado de recursos para sustento de tantos que ficaram sem renda chegou com atraso desumano.
Sem precedentes recebemos notícias da violência policial nas favelas, o tiro que só enxerga a cor nos corpos, a injustiça social e a falha na justiça que julga e condena com balas. Sangue jorra trazendo dor e revolta.
Queremos vacina para todos, condições de manter nossas famílias fora da vulnerabilidade e com escolas boas. Esperança nos move por nossas crianças. Pelo futuro. Nem tiro, nem fome, nem covid. Queremos viver.
Referências
-
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alyne Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).