REDES DE SOLIDARIEDADE NO CAMPO: GRUPO DE ARTESANATO DAS MULHERES DO ASSENTAMENTO DO MLST LUCILENE FERNANDES, UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS

Autores

  • Ana Flávia Martins de Lima Fundação Getúlio Vargas
  • Nathália Santos Franqueiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Cintia Rodrigues de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v8i22.6994

Palavras-chave:

Economia solidária, Trabalhadores rurais, Assentamento

Resumo

Este ensaio fotográfico ilustra uma das práticas solidárias das mulheres do assentamento do MLST Lucilene Fernandes, em Uberlândia, Minas Gerais a partir de uma perspectiva feminista. Buscamos traçar as intersecções existentes entre a literatura sobre economia solidária e a perspectiva feminista como forma de compor um quadro analítico a partir do qual foi possível analisar o grupo de artesanato das mulheres do assentamento Lucilene Fernandes. Concluímos que o grupo de artesanato significa para essas mulheres muito mais do que uma atividade meramente produtiva, se constitui como uma verdadeira prática solidária uma vez que contribui não só para a emancipação econômica das integrantes, mas sobretudo para o fortalecimento da coletividade e para seu desenvolvimento pessoal.

Referências

Cavedon, Neusa R. & Ferraz, Deise L. S. (2006). Tricotando as redes de solidariedade: as culturas organizacionais de uma loja autogestionada de economia popular solidária de Porto Alegre. Organizações & Sociedade, 13(39), 93-111.

Faria, Nalu (2011). Mulheres rurais na economia solidária. In Andrea Butto & Isolda Dantas (Orgs.). Autonomia e cidadania: políticas de organização produtiva para as mulheres no meio rural (pp. 37-54). Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

França Filho, Genauto C. (2003). A temática da economia solidária e suas implicações originais para o campo dos estudos organizacionais. Revista de Administração Pública, 37(1), 11-31.

Hillenkamp, Isabelle, Guérin, Isabelle, & Verschuur, Christine (2015). Economie solidaire et théories féministes: pistes pour une convergence nécessaire. Revista de Solidariedade da Associacão do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, 7, 4–43.

Miller, Ethan (2012). Solidarity economy: key concepts and issues. Forum on the Solidarity Economy. In Thomas Masterson, Emily Kawano, & Jonathan Teller-Elsberg (Eds.). Solidarity economy i: building alternatives for people and planet (pp. 1-12). Amherst: Center for Popular Economics.

SENAES (2013). Atlas digital da economia solidária. Recuperado em 29, maio 2021 de: http://atlas.sies.org.br/

Singer, Paul (2002). Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.

Singer, Paul (2000). Economia solidária: um modo de distribuição e distribuição. In Paul Singer & Souza, André R. A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego (pp. 11-30). São Paulo: Contexto.

Downloads

Publicado

2021-08-27

Edição

Seção

Registros fotográficos