MARKETING PATRIARCAL BIOPOLÍTICO NA ERA DIGITAL: UMA VISADA QUEER SOBRE A LUTA PELA VISIBILIDADE SAPATÃO NO CONTEXTO DO CAPITALISMO COMUNICATIVO E DA CENSURA ALGORÍTMICA

Autores

  • Renata Couto de Azevedo de Oliveira Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v9i26.6764

Palavras-chave:

Visibilidade Sapatão, Capitalismo Comunicativo, Marketing Patriarcal Biopolítico, Censura Algorítmica, Teorias Queer

Resumo

Neste ensaio abordamos como o marketing patriarcal biopolítico no contexto do capitalismo comunicativo e associado às tecnologias de comunicação e informação, em especial às redes sociais, censura lésbicas que lutam por visibilidade nas redes. Discutimos a relação entre a censura e a governamentalidade algorítmica e analisamos as questões envolvidas nesse processo marcado pela plataformização, datificação e dataísmo, revelando exclusões, marginalizações e injustiças no âmbito da tecnocultura. Usando a perspectiva queer para refletir sobre a luta pela visibilidade sapatão, sugerimos algumas estratégias para questionar a heteronormatividade da qual decorre a censura.

Referências

Aneesh, Aneesh (2009) Global labor: algocratic modes of organization. Sociological Theory, 27(4), 347- 370.

Balibar, Etienne (2002). Politics and the other scene. London: Verso.

Bartky, Sandra L. (2003). Foucault, femininity, and the modernization of patriarchal power. In Rose Weitz (Ed.). The politics of women’s bodies (pp. 25–45). Oxford: Oxford University Press.

Barbrook, Richard & Cameron, Andy (1996). The Californian ideology. Science as Culture, 6(1), 44-72.

Barsoumian, Dani & Castello, Ana (2018). Cola sapatão: estratégias lésbicas de combate e Resistencia através da arte. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, 1(3), 112-120.

Bertilsson, Jon (2015). The cynicism of consumer morality. Consumption, Markets & Culture, 18(5), 1-21.

Bouchet, D. (2015). What is violence? Journal of Macromarketing, 35(1), 125-150.

Branchik, Braine J. (2002). Out in the market: a history of the gay market segment in the United States. Journal of Macromarketing, 22(1), 86-97.

Bruno, Fernanda (2016). Rastrear, classificar, performar. Ciência e Cultura, 68(1), 34-38.

Bucci, E. (2020) As big techs conseguiram um feito inacreditável: são empresas monopolistas em escala global”. Entrevista especial com Eugênio Bucci. Recuperado em 18 novembro, 2021 de: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/602118-as-big-techs-conseguiram-um-feito-inacreditavel-sao-empresas-monopolistas-em-escala-global-entrevista-especial-com-eugenio-bucci

Butler, Judith (2010). Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Calligaris, Contardo (2011). Grandeza das "futilidades". Folha de S. Paulo. Recuperado em 17 fevereiro, 2021 de: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0809201126.htm.

Charitsis, Vassilis (2019). Survival of the (data) fit: self-surveillance, corporate wellness, and the platformization of healthcare. Surveillance and Society, 17(1/2), 139-144.

Charitsis, Vassilis, Zwick, Detlev, and Bradshaw, Alan (2018). Creating worlds that create audiences: theorising personal data markets in the age of communicative capitalism. Triple C, 16(2), 820-834.

Cobbe, Jennifer (2020). Algorithmic censorship by social platforms: power and resistance. Philosophy & Technology, 34, 739-766.

Costanza-Chock, Sasha (2018) Design justice, A.I., and escape from the matrix of domination. Journal of Design and Science, http://dx.doi.org/10.21428/96c8d426

Curiel, Ochy (2013). La nación heterosexual. Análisis del discurso jurídico y régimen heterosexual desde la antropología de la dominación. Bogotá: Brecha lésbica y en la frontera.

Dean, J. (2008) Communicative capitalism: circulation and the foreclosure of politics. In Megan Boler (Ed.). Digital media and democracy: tatics in hard times (pp. 101-121).Cambridge: The MIT Press.

DigiLabour (2021) O que é design justice? Recuperado em 17 novembro, 2021 de: https://digilabour.com.br/2021/05/03/o-que-e-design-justice/

Doneda, Danilo & Almeida, Virgílio A. F. (2018). O que é a governança de algoritmos? In Fernanda Bruno, Bruno Cardoso, Marta Kanashiro, Luciana Guilhon, & Lucas Melgaço (Orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem (pp. 141-148). São Paulo: Boitempo.

El País (2019). Google conserta seu algoritmo para que a palavra “lésbica” não seja mais sinônimo de pornô. Recuperado em 17 fevereiro, 2021 de: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/08/tecnologia/1565280236_871191.html.

Figueiredo, Ivanilda & Varon, Joana (2020). Visibilidade sapatão nas redes: entre violência e solidariedade. São Paulo: Coding Rights.

Folha de S. Paulo (2017) Recuperado em 17 fevereiro, 2021 de: http://temas.folha.uol.com.br/liberdade-de-opiniao-x-discurso-de-odio/o-que-diz-a-lei/lesbica-e-bloqueada-por-exaltar-a-palavra-sapatao-no-facebook.shtml.

Foucault, Michel (2004). Naissance de la biopolitique. Paris: Gallimar-Seuil.

Fuchs, Christian (2018). Social media, big data, and critical marketing. In Mark Tadajewski, Matthew Higgins, Janice Denegri-Knott, & Rohit Varman (2018). The Routledge companion to critical marketing (pp. 467-481). New York: Routledge.

Gillespie, Tarleton (2018). Custodians of the internet: platforms, content moderation, and the hidden decisions that shape social media. New Haven: Yale University Press.

Gillespie, Tarleton (2010). The politics of ‘platforms’. New Media and Society, 12(3), 347-364.

Goldman, Robert, Heath, Debora, & Smith, Sharon L. (1991). Commodity feminism. Critical Studies in Mass Communication, 8(3), 333–351.

Gopaldas, Ahir & Siebert, Anton (2018). Women over 40, foreigners of color, and other missing persons in globalizing mediascapes: Understanding marketing images as mirrors of intersectionality. Consumption Markets & Culture, 21(4), 323-346.

Gurrieri, Lauren (2020). Patriarchal marketing and the symbolic annihilation of women. Journal of Marketing Management, 37(3-4), 364-370.

Hall, Donald E. (2003). Queer theories. New York: Palgrave Macmillan.

Hemais, Marcus W. & Faria, Alexandre (2015). O surpreendente (ou estranho) apogeu dos consumidores de baixa renda em marketing: uma análise geo-histórica. Anais do Congresso Nacional de Administração e Contabilidade, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, VI.

Hill, Ronald P. & Martin, Kelly D. (2014). Broadening the paradigm of marketing as exchange: a public policy and marketing perspective. Journal of Public Policy & Marketing, 33(1), 17-33.

Hypeness (2020). Racismo algorítmico: o que é quais os impactos da discriminação racial na tecnologia. Recuperado em 20 fevereiro, 2021 de: https://www.hypeness.com.br/2020/09/racismo-algoritmico-o-que-e-e-quais-sao-os-impactos-da-discriminacao-racial-na-tecnologia/

Hypeness (2019). Google muda algoritmo para palavra “lésbica” não ser sinônimo de pornografia. Recuperado em 20 fevereiro, 2021 de: https://www.hypeness.com.br/2019/08/google-muda-algoritmo-para-palavra-lesbica-nao-ser-sinonimo-de-pornografia/

IRIS (2019). A eleição de 2020 nos EUA e o debate sobre desmembrar gigantes da tecnologia. Recuperado em 27 novembro, 2021 de: https://irisbh.com.br/a-eleicao-de-2020-nos-eua-e-o-debate-sobre-desmembrar-gigantes-da-tecnologia/

Jagose, Annamarie R. (1996). Queer theory: an introduction. New York: New York University Press.

Kates, Steven M. & Belk, Russell W. (2001). The meanings of lesbian and gay pride day: resistance through consumption and resistance to consumption. Journal of Contemporary Ethnography, 30(4), 392-429

Kozinets, Robert V. (2019) Consuming technocultures: an extented JCR curation. Journal of Consumer Research, 46, 620-627.

Langvardt, Kyle (2018). Regulating online content moderation. Georgetown Law Journal, 106(5), 1353-1388.

Lemos, A. (2019) Os desafios atuais da cibercultura. Recuperado em 28 fevereiro, 2021 de: http://www.lab404.ufba.br/os-desafios-atuais-da-cibercultura/.

Lupton, Deborah (2016). The quantified self. Cambridge: Polity Press.

McDonagh, P. & Prothero, A. (1997). Leap‐frog marketing: the contribution of ecofeminist thought to the world of patriarchal marketing. Marketing Intelligence & Planning, 15(7), 361-368.

McQuillan, Dan (2015) Algorithmic states of exception. European Journal of Cultural Studies, 18(4-5), 564-576.

Medium (2020). Visibilidade sapatão nas redes. Recuperado em 27 fevereiro, 2021 de: https://medium.com/codingrights/visibilidade-sapat-c3-a3o-na-rede-52a2c54a1e45.

Mic (2017). Instagram’s “shadowban,” explained: how to tell if instagram is secretly blacklisting your posts. Recuperado em 18 fevereiro, 2021 de: https://www.mic.com/articles/178987/instagrams-shadowban-explained-how-to-tell-if-instagram-is-secretly-blacklisting-your-posts#.yd0MB6Uzx.

Middlebrook, Callie (2020). The grey area: instagram, shadowbanning, and the erasure of marginalized communities. SSRN, Recuperado em 14 fevereiro, 2021 de: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3539721.

Miskolci, Richard (2012). Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica.

Moraes, Reginaldo C. (2019). A engenharia do caos – é essa a nova política? Recuperado em 13 fevereiro, 2021 de: https://www.unicamp. br/unicamp/index.php/ju/artigos/reginaldo-correa-de-moraes/engenharia-do-caos-e-essa-nova-politica.

Morozov, Evgeny (2018) Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu.

Noble, Safiya U. (2018). Algorithms of oppression: how search engines reinforce racism. New York: New York University Press.

Peñaloza, Lisa (1996). We're here, we're queer, and we're going shopping! Journal of Homosexuality, 31(1-2), 9-41.

Pridmore, Jason & Zwick, Detlev (2011) Editorial: Marketing and the rise of commercial consumer surveillance. Surveillance and Society, 8(3), 269-277.

Reverso Online (2017). Recuperado em 15 fevereiro, 2021 de: https://www3.ufrb.edu.br/reverso/quem-entre-nos-pode-ser-visivel-lesbianidade-e-resistencia-em-cachoeira/.

Rich, Adrienne (2012) Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas – Estudos Gays: Gêneros e Sexualidades, 4(5), 18-44.

Roberts, Sarah T. (2016). Digital refuse: Canadian garbage, commercial content moderation and the global circulation of social media’s waste. Wi: Journal of Mobile Media. https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1014&context=commpub

Rouvroy, Antoinette & Berns, Thomas (2015). Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação? Revista ECO-Pós, 18(2), 36-56.

Rumens, Nick, Souza, Eloisio M. & Brewis, Jo (2018). Queering queer theory in management and organization studies: notes toward queering heterosexuality. Organization Studies, 40(4), 1-20.

Saren, Michael, Parsons, Elizabeth, & Goulding, Christina (2019). Dimensions of marketplace exclusion: Representations, resistances and responses. Consumption Markets & Culture, 22(5–6), 475-485.

Saunders, Tanya L. (2017). Epistemologia negra sapatão como vetor de uma práxis humana libertária. Periódicus, 7(1), 102-116.

Seaver, Nick (2013). Knowing algorithms. Media in Transition, 8, 412-422.

Seidman, Steven (2006). Theoretical perspectives. In Steven Seidman, Nancy Fischer, & Chet Meeks (Eds.), Handbook of the new sexuality studies (pp. 3-13). New York: Routledge.

Sibilia, Paula (2018). “Você é o que o Google diz que você é”: vida editável, entre controle e espetáculo. Intexto, 42, 214-231.

Silva, Mozart L. & Araújo, Willian F. (2020) Biopolítica, racismo estrutural-algorítmico e subjetividade. Educação Unisinos, 24, 1-20.

Silveira, Sergio A. & Souza, Joyce A. (2020). Gestão algorítmica e a reprodução do capital no mercado segurador brasileiro. Contracampo, 39(2), 15-27.

Souza, Eloisio M. & Carrieri, Alexandre P. (2010). A analítica queer e seu rompimento com a concepção binária de gênero. Revista de Administração Mackenzie, 11(3), 46-70.

Souza, Eloisio M. (2017). A Teoria Queer e os Estudos Organizacionais: revisando conceitos sobre identidade. Revista de Administração Contemporânea, 21(3), 308-326.

Srnicek, Nick (2017). Platform capitalism. Cambridge: Polity.

Them (2018). How instagram may be unwittingly censoring the queer community. Recuperado em 25 fevereiro, 2021 de: https://www.them.us/story/instagram-may-be-unwittingly-censoring-the-queer-community.

Um outro olhar (2020). O resgate do termo "sapatão" pelas lésbicas. Recuperado em 14 fevereiro, 2021 de: http://www.umoutroolhar.com.br/2020/06/o-resgate-do-termo-sapatao-pelas-lesbicas.html.

van Dijck, José (2014). Datafication, dataism and dataveillance: big data between scientific paradigm and ideology. Surveillance and Society, 12(2), 197-208.

Varman, Rohit & Costa, Janeen A. (2013) Underdeveloped other in country-of-origin theory and practices. Consumption Markets & Culture, 16(3), 240-265.

Zizek, Slavoj (2014). Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo.

Zuboff, Shoshana (2015). Big other: surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, 30(1), 75-89.

Zuckerberg, Mark (2017). Building global community. Recuperado em 2 fevereiro, 2021 de https://www.facebook.com/notes/mark-zuckerberg/building-global-community/10103508221158471.

Zwick, Detlev & Bradshaw, Alan (2018). Biopolitical marketing and the commodification of social contexts. In Mark Tadajewski, Matthew Higgins, Janice Denegri-Knott, & Rohit Varman (2018). The Routledge companion to critical marketing (pp. 523-537). New York: Routledge.

Downloads

Publicado

2023-04-18

Edição

Seção

Dossiê "Corporalidades e diversidade de gênero/sexualidade"