A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DO AFETO, OU MEMÓRIAS (E INTERLÚDIOS) DE NOSSO APRENDIZADO COM NEUSA

Autores

  • Letícia Dias Fantinel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marina Dantas de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v6i17.5761

Palavras-chave:

Neusa Cavedon, Afeto, Pesquisa, Etnografia

Resumo

Produzimos este texto a partir de nossas experiências de pesquisa sob a orientação de Neusa Cavedon, com foco no afeto como forma de estabelecer relações com o meio acadêmico e de produção de conhecimento engajado, atento, sensível e crítico. Ao revisitarmos o legado de Neusa como pesquisadora, consideramos o imprimir afeto nas relações de pesquisa como uma postura que nos marcou, à época de nossas experiências de orientação, e que influencia nossa forma de fazer ciência e de nos relacionar com o meio científico. Ponderamos ter em conta o afeto como eixo condutor da práxis acadêmica. Pensamos também este tipo de produção textual como homenagem. Neste texto compartilhado, em que nossas vozes se alternam e produzem lapsos ou interlúdios dirigidos ao leitor, experimentamos uma forma de escrita pouco convencional no meio acadêmico, em consonância com os escritos de Neusa, que valorizam a escrita criativa e desafiadora dos padrões.

Biografia do Autor

Letícia Dias Fantinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2020-03-20

Edição

Seção

Homenagem a Neusa Rolita Cavedon