O SOFRIMENTO DO UNIVERSITÁRIO E SUAS RELAÇÕES COM A DINÂMICA DA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v7i18.5528Palavras-chave:
universidade; sofrimento e adoecimento de estudantes; suicídio; Psicodinâmica e Psicossociologia do Trabalho.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o sofrimento do estudante e suas relações com a dinâmica e trabalho universitários. Apresentamos preliminarmente considerações teóricas sobre o suicídio e pacto de silêncio sobre a relação suicídio-trabalho. Relacionamos os aspectos psicossociais dos sofrimentos e adoecimentos docentes e discentes. A metodologia de análise das especificidades e convergências destes foi a de cotejamento entre proposições teóricas, pesquisa sobre trabalho de professores e descrição e análise de intervenções de posvenção em um caso de suicídio estudantil. Apontamos para fragilidades materiais e relacionais das vivências estudantis, assim como para estratégias de promoção e prevenção da saúde mental. Concluímos que a intensificação do sofrimento estudantil redunda em vulnerabilidade às tentativas de suicídio e aumento de riscos. Portanto, faz-se necessário aprofundamento de pesquisas sobre as condições objetivas de vida e de estudo dos estudantes, do trabalho docente e de intervenções realizadas na universidade.
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