O TRABALHO EM SOCIOEDUCAÇÃO: ESCUTA CLÍNICA JUNTO AOS TRABALHADORES SOCIOEDUCATIVOS E ADOLESCENTES EM REGIME DE SEMILIBERDADE

Autores

  • Soraya Rodrigues Martins Universidade Federal Fluminense (UFF) - Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Campus de Rio das Ostras. http://orcid.org/0000-0001-8797-5772
  • Débora Barbosa da Silva Universidade Federal Fluminense ( UFF ) - estudante
  • Nataly Soares de Araujo Neves Universidade Federal Fluminense (UFF) - Estudante

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v7i18.5496

Palavras-chave:

socioeducação, sofrimento no trabalho; adolescentes em conflito com a lei, clínica do trabalho.

Resumo

Este artigo aborda questões relacionadas ao trabalho socioeducativo junto a uma unidade para adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em semiliberdade, a partir da escuta clínica de trabalhadores socioeducativos e de adolescentes.  Com base teórica-clínica e metodológica na psicodinâmica do trabalho e na psicologia institucional, analisamos alguns aspectos psicodinâmicos e institucionais do trabalho real em socioeducação nesse contexto institucional. Dentre os resultados destacamos: sofrimento, perda de sentido do trabalho, estigmatização, adoecimentos, falta de relações sócio profissionais pautadas na confiança, no reconhecimento pelo trabalho do outro e cooperação.  Para negação do sofrimento no trabalho e manutenção do instituído observamos o uso de estratégias coletivas de defesa como cinismo viril e o silenciamento, acarretando conflitos e segregação entre os profissionais e adolescentes promovendo mais sofrimento e adoecimento. Bem como, o distanciamento de um trabalho vivo e instituinte, dificultando avanços na socioeducação, tal como é preconizada pelo ECA.

Biografia do Autor

Soraya Rodrigues Martins, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Campus de Rio das Ostras.

Doutora em Psicologia  Clínica pela PUC-SP (2008), Mestre em Psicologia pela UFSC (2002), Graduada em Psicologia pela UFSC (1985). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia do Campus de Rio das Ostras. Pesquisadora do grupo “Psicodinämica e clinica do trabalho” junto a ANPEP- Associação Nacional de pesquisadores e professores de pós graduação em Psicologia

Débora Barbosa da Silva, Universidade Federal Fluminense ( UFF ) - estudante

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense UFF, Campus Rio das Ostras (em  andamento)

Nataly Soares de Araujo Neves, Universidade Federal Fluminense (UFF) - Estudante

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense UFF, Campus Rio das Ostras (em  andamento)

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Dossiê "Trabalho, subjetividade e contemporaneidade"