“CARNE E OSSO”: O TRABALHO NOS FRIGORÍFICOS SOB INFLUÊNCIA DO TOYOTISMO

Autores

  • Mariana Rambaldi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v6i16.5477

Palavras-chave:

Trabalho;, Frigoríficos;, Produção;, Administração.

Resumo

O documentário “Carne e Osso” traz a rotina de trabalhadores em frigoríficos no Brasil. Nesta resenha, são feitas relações com as definições de trabalho fragmentado, e exigências de ritmo acelerado de produtividade e qualidade do trabalho, tecendo apontamentos com o olhar da Psicodinâmica do Trabalho. A racionalização da organização do trabalho contemporâneo estaria orientada por um modelo de gestão Toyotista, a desencadear sentimentos de medo e ameaça? A noção de saúde constitui o centro do debate, devido presença constante do sofrimento nesse cenário, como: jornada exaustiva, condições degradantes e restrição de liberdade. Existe, de acordo com esta perspetiva, um claro esmagamento do sujeito que deseja trabalhar, mas vive a obrigação de servir por sobrevivência. Conclui-se que a fragmentação do trabalho e exigências de ritmo acelerado de produtividade como consequência do modelo imposto pelo capitalismo contribuem para o adoecimento desses trabalhadores em suas atividades econômicas de garantia de emprego e renda.

Referências

Dejours, Christophe (2000). A banalização da injustiça social (3a ed). Rio de Janeiro: FGV.

Ghizoni, Liliam (2013) Cooperação. In Fernando O. Vieira, Ana M. Mendes, & Álvaro R. C. Merlo (Orgs). Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho (pp. 100-102). Curitiba: Juruá.

Gurgel, Claudio & Justen, Agatha (2015) Teorias organizacionais e materialismo histórico. Organizações & Sociedade, 22(73), 199-222.

Minayo-Gomes, Carlos & Thedin-Costa, Sonia M. F. (1997). A construção do campo da saúde do trabalhador: percurso e dilemas. Cadernos de Saúde Pública, 13(supp.2), 21-32.

Neli, Marcos A. (2013) Organização do trabalho e subordinação do trabalhador: apontamentos para uma reflexão sobre a saúde no interior das agroindústrias avícolas brasileiras. Anais del Congreso ALAS, Santiago, Chile, XXIX

Ohno, Taiichi (1988). O sistema toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre, Bookman.

Santos, Maria A. (2011). O sofrimento dos trabalhadores da agroindústria Sadia S.A. de Chapecó. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Sennet, Richard (2008). A cultura do novo capitalismo (2a ed). Rio de Janeiro: Record.

Taylor, Frederick W. (1990). Princípios de administração científica (8a ed). São Paulo: Atlas.

Vieira, Fernando O., Mendes, Ana M. & Merlo, Álvaro R. C. (Orgs). Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho. Curitiba: Juruá.

Wood Jr., Thomaz (1992). Fordismo, toyotismo e volvismo: os caminhos da indústria em busca do tempo perdido. Revista de Administração de Empresas, 32(4), 6-18.

Downloads

Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Resenhas