CIDADES, GESTÃO LOCAL E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE TÂNIA FISCHER PARA A ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v5i12.4796Palavras-chave:
Desenvolvimento Local, Cidade, Gestão SocialResumo
Este ensaio aborda as contribuições de Tânia Fisher para a área da administração, em especial a gestão sócio-territorial e pública. O ponto de partida é a minha experiência de pesquisa no Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais da EAUFBA no período 1992-2005 e, posteriormente, no CIAGS/EAUFBA, ambos sob a coordenação de Tânia Fischer, que orientou a minha tese de doutorado – “Cidades empreendedoras, cidades democráticas e redes públicas: tendências à renovação na gestão local” – aqui referida. A partir de uma breve contextualização, destaco os temas emergentes e o perfil de liderança na EAUFBA.
Referências
Fischer, T. (2002). Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade.
Fischer, T. (1997). A cidade como teia organizacional: inovações, continuidades e ressonâncias culturais – Salvador, BA, cidade puzzle. Revista de Administração Pública, 31(3), 74-88.
Fischer, T. (1996). Gestão contemporânea, cidades estratégicas: aprendendo com fragmentos e reconfigurações do local. In: T. Fischer (Org.). Gestão contemporânea: cidades estratégicas e organizações locais (pp. 13-23). Rio de Janeiro: FGV.
Moura, M. S. (1997). Cidades empreendedoras, cidades democráticas e redes públicas: tendências à renovação na gestão local. Tese de doutorado, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Assume-se que em qualquer das modalidades de contribuições aceitas pela Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, ao submeter um trabalho, o(s) autor(es) se reconhece(m) como detentor(es) do direito autoral sobre ele e autoriza(m) seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído, adaptado e impresso, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original. Em caso de aprovação do trabalho para publicação, os direitos autorais (inclusive os direitos de tradução) são exclusivamente do(s) autor(es).
Os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).