FORMAS NÃO CONVENCIONAIS DE ORGANIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: REFLEXÕES ACERCA DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO NO MODO DE VIDA DOS FAXINAIS

Autores

  • Antônio João Hocayen-da-Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Campus Irati
  • Fabio Vizeu Universidade Positivo - UP
  • Rene Eugenio Seifert Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v3i8.2910

Palavras-chave:

Formas não convencionais de organização, Comunidades tradicionais, Faxinais, Desenvolvimentismo.

Resumo

Inserido na área de Estudos Organizacionais em Administração e inclinado a uma perspectiva critica acerca de Formas Não Convencionais de Organização, o presente estudo visa compreender o impacto do discurso e das ações alinhados a uma visão desenvolvimentista sobre organização, modo de produção e convívio social nas Comunidades Tradicionais de Faxinais. O estudo iniciou-se com levantamento e organização de material documental cuja composição final foi de 101 documentos e 10 materiais áudio visuais. Em complemento, foram realizadas 12 entrevistas com faxinalenses e 3 com agentes públicos. Os dados foram analisados pela técnica de análise social do discurso. As contradições no acesso e uso dos territórios comunitários, reproduzidas pelo discurso da propriedade privada e da eficiência produtiva, reforçam os conflitos entre o modo de vida tradicional das comunidades faxinalenses e os propósitos desenvolvimentistas de atores públicos e privados, promovendo a fragmentação de elementos culturais e da coletividade nos Faxinais.

Biografia do Autor

Antônio João Hocayen-da-Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Campus Irati

Professor Assistente na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNCIENTRO, Campus Irati. Doutor em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração/PMDA, Universidade Positivo.

 

Fabio Vizeu, Universidade Positivo - UP

Professor Adjunto do Porgrama de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA, da Universidade Positivo. Doutor em Administração pela EAESP/FGV.

Rene Eugenio Seifert, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais – IBEPES. Doutor em Administração pela Universidade de Birmingham – Inglaterra.

Referências

ALBUQUERQUE, J. M. Importância ecológica, sócio-cultural e histórico do Sistema de Faxinal no município de Rebouças, como meio de produção auto-sustentada. Monografia (Pós-graduação em Instrumentalização para o Ensino de Ciências). Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus Irati/Paraná. Irati, 2000.
ANDRADE, M. C. Cidade e campo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1974.
ANTONELI, V. Dinâmica do uso da terra e a produção de sedimentos em diferentes áreas fontes na Bacia Hidrográfica do Arroio Boa Vista – Guamiranga/PR. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, 2011.
ANTUNES, J.; SOCHODOLAK, H. O Faxinal e a narrativa trágica. Revista Tempo, Espaço e Linguagem (TEL), Ponta Grossa, v. 1, n. 1, Jan./Jul., p. 133-143, 2010.
BARRETO, M. A produção camponesa e o monopólio do território pelo capital: espacialidades distintas na extração da erva-mate na região da floresta com Araucária do Paraná. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território). Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Ponta Grossa, 2008.
BENDIX, R. Industrialization, management, and ideological appeals. In: BENDIX, R. Work and authority in Industry. Berkeley: University California Press, 1974.
BERTUSSI, M. L. Faxinais Etinicidade e Reconhecimento. In: Congresso Latino-Americano de Direitos Humanos e Pluralismo Jurídico, Florianópolis ... Anais, Congresso Latino-Americano de Direitos Humanos e Pluralismo Jurídico, 2008a.
BERTUSSI, M. L. Faxinais: Um olhar sobre a territorialidade, reciprocidade e identidade étnica. In: ALMEIDA, A. W. B.; SOUZA, R. M. Terras de Faxinais. Manaus: Edições da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, 2009.
BOEHS, C. G. E.; SEIFERT, R. E.; VIZEU, F. Organizações formais e sua contraparte: as organizações sociais e uma reflexão/desconstrução a partir da dimensão da racionalidade. In: I Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2013, Fortaleza ... Anais, I Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2013. v. 1. p. 447-468.
BOURDÉ, G.; MARTIN, H. As escolas históricas. Lisboa: Europa-América, 1983.
BRANDT, M. Memórias e oralidade no acesso e uso da terra em comum no Planalto de Santa Catarina. In: IV Encontro Regional Sul de História Oral: Culturas, Memórias e Identidades, Florianópolis ... Anais, IV Encontro Regional Sul de História Oral, 2007.
BRANDT, M. Terras de uso comum no Planalto Serrano de Santa Catarina: um estudo sobre a localidade do Campo da Dúvida, atual município de Fraiburgo entre as décadas de 1930 e 1960 ... Anais, II Simpósio Internacional de Geografia Agrária; III Simpósio Nacional de Geografia Agrária; Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Presidente Prudente, SP, Brasil, 2005.
BRANDT, M.; CAMPOS, N. J.; Uso comum da terra e práticas associativistas da população cabocla do planalto catarinense. Geosul, Florianópolis, v. 23, n. 45, p 43-64, Jan./Jun., 2008.
BRAVERMAN, H. Gerência Científica. In: BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BURKE, P. Theorists and historians. In: BURKE, P. History and social theory, New York: Cornell University Press, 2005.
DEL PRIORE, M. História do cotidiano e da vida privada. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
DIEGUES, A. C. The myth of untamed nature in the brazilian rainforest. São Paulo: USP/NUPAUB, 1998.
DOMINGUES, Z. H. Hierarquização dos Faxinais inscritos no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e uso especial, visando ao ICMS Ecológico. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal). Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, 1999.
ESTEVA, G.; PRAKASH, M. S. Beyond development, what?. Development in Practice, v. 8, n. 3, August, 1998.
FARIA, J. H. Gestão Participativa: relações de poder e de trabalho nas organizações. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
FERREIRA, E. S. A influência do Sistema Faxinal no estado ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Sete Saltos – PR. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território). Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Ponta Grossa, 2009.
GODOI, C. K. A Perspectiva da Interpretação Social dos Discursos - uma Prática de Análise dos Discursos Motivacionais na Aprendizagem com Base nos Atos da Fala, Enunciação e Contexto. In: Encontro Nacional de Pós-graduação em Administração, Rio de Janeiro ... Anais, XXXII Enanpad, 2008.
GODOI, C. K. Perspectivas de análise do discurso nos estudos organizacionais. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2010.
GRZEBIELUKA, D. Por uma Tipologia das Comunidades Tradicionais Brasileiras. Revista Geografar (UFPR), Curitiba, v. 7, p. 116-137, 2012.
GUERREIRO RAMOS, A. A Nova Ciência das Organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1989.
GUIMARÃES, S. P. Quinhentos anos de periferia: uma contribuição ao estudo da política internacional. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2007.
HAURESKO, C. Sistema Campesinato: uma reflexão a partir do estudo dos produtores de fumo em Prudentópolis. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária e II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Presidente Prudente ... Anais, III Simpósio Nacional de Geografia Agrária e II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira., 2005.
HERACLEOS, L. Discourse, Interpretation, Organization. Cambridge, 2006.
HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
HOBSBAWM, E. J. A era do capital: 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HOBSBAWM, E. J. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
HOBSBAWM, E. J. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
INIGUEZ, L. Manual de análise do discurso em ciências sociais. Petrópolis: Vozes, 2004.
LITTLE, P. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Anuário Antropológico, Rio de Janeiro, v. 2003, p. 251-290, 2002.
LÖWEN SAHR, C. L. Povos tradicionais e territórios sociais: reflexões acerca dos povos e das terras de Faxinal do bioma da mata com araucária. In: III Simpósio Nacional de Geografia Agrária – II Simpósio Internacional de Geografia Agrária Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira – Presidente Prudente... Anais, Simpósios, 11 a 15 de novembro de 2005a.
MACHADO, R. Introdução: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2004.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores).
NEIVERTH, N.; LÖWEN SAHR, C. L. Reflexões em torno de políticas e ações governamentais na comunidade faxinalense Taquari dos Ribeiros (Rio Azul/PR). In: XVI Semana de Geografia XI Jornada Cientifica de Geografia e V Encontro do Saber Escolar e Conhecimento Geográfico, Ponta Grossa ... Anais, Semana de Geografia, 2005.
NERONE, M. M. Terras de plantar, terras de criar – Sistema Faxinal: Rebouças – 1950-1997. Tese (Doutorado em História). Universidade Estadual Paulista – Unesp, Assis/SP, 2000.
NEUMAN, L. W. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Allyn & Bacon, 1997.
NOGUEIRA, O. Os estudos de comunidades no Brasil. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 95-103, Dez., 1955.
NOVAK, R.; FAJARDO, S. Desintegração e Resistência do Sistema Faxinal em Itapará – IRATI – PR. Revista Eletrônica Lato Sensu, Irati, Ed.4, 2008.
POLANYI, K. A Grande Transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
RAMOS, J. O. Faxinal dos Kruger: as lembranças do seu passado. In: ALMEIDA, A. W. B.; SOUZA, R. M. Terras de Faxinais. Manaus: Edições da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, 2009.
RAMOS, J. O. Faxinal dos Kruger: conflitos do passado e do presente. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Programa de Pós-graduação em Antropologia social, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Campinas, 2009a.
RODRIGUES, L. C. M.; ALMEIDA, J. G.; FARIAS FILHO, M. S. Território. territorialidades e luta pela titulação de comunidades tradicionais: o caso da comunidade de Contenda/Viana/Maranhão. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária ... Anais, XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária: Uberlândia: UFU/LAGEA, 2012.
RUPP, M. L. T.; MARTINS, V. Mudanças culturais nos Faxinais. In: SOCHODOLAK, H.; CAMPIGOTO, J. A. Estudos em história cultural na região Sul do Paraná. Guarapuava: Unicentro, 2008.
SACHS, I. Desenvolvimento numa economia mundial liberalizada e globalizante: um desafio impossível? Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 30, 1997.
SACHS, I. O desenvolvimento enquanto apropriação dos direitos humanos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 33, 1998.
SANTOS, M. Economia Espacial: críticas e alternativas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
SANTOS, M. Economia Espacial: críticas e alternativas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
SANTOS, M. Por uma Outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2010.
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. Harlow, England: Pearson Education, 2000.
SCHMITZ, H.; MOTA, D. M.; SILVA JUNIOR, J. F.; A gestão coletiva de bens comuns: o sistema Faxinal e o manejo florestal comunitário. In: Congresso Brasileiro de Agroecologia, Florianópolis ... Anais, EPAGRI; UFSC, 2005.
SCHUMACHER, E. F. O Negócio é ser pequeno: um estudo de economia que leva em conta as pessoas. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
SEIFERT, R. E.; VIZEU, F. A Ideologia do Crescimento Organizacional: um Olhar Histórico. In: XXXV Encontro da Anpad (Enanpad), Rio de Janeiro ... Anais, XXXV Encontro da Anpad (Enanpad), 2011.
SEIFERT, R. E.; VIZEU, F. Crescimento Organizacional: Uma Ideologia Gerencial?. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Curitiba, v. 19, p. 127-141, 2015.
SERVA, M. R. Racionalidade e organizações: o fenômeno das organizações substantivas. Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração, Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV. São Paulo: EAESP/FGV, 1996.
SILVA, A. A. I. Para compreender a transformação do patrimônio cognitivo agrícola e ecológico do Faxinal Taquari dos Ribeiros, Rio Azul, Paraná: Abordagem Etnocientífica e Geográfica. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território), Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Ponta Grossa, 2012.
SILVA, M. A contribuição da floresta de Araucária para sustentabilidade dos Sistemas Faxinais. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico). Programa de Pós-graduação em Economia, Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba, 2005.
SOARES, J. G. Comunidades faxinalenses no município de Rio Azul/PR: gênese, características e transformações nos padrões espaciais de povoamento. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território). Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Ponta Grossa, 2012.
SOUZA, A. A. G. Limites da propriedade privada absoluta: luta das comunidades quilombolas Poça e Peropava pelo direito de posse no Vale do Ribeira/SP. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.
SOUZA, R. M. Fronteiras e passagens: a construção da identidade faxinalense. I Seminário Nacional Sociologia & Política ... Anais, Sociologia & Política, Curitiba, 2009.
SOUZA, R. M. Mapeamento social dos Faxinais no Paraná. In: ALMEIDA, A. W. B.; SOUZA, R. M. Terras de Faxinais. Manaus: Edições da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, 2009a.
SOUZA, R. M.; BERTUSSI,, M. L. Relatório Final do 1º Encontro dos Povos dos Faxinais. Irati, 05 e 06 de agosto de 2005. Irati, PR: IAP, 2005. 133 p.
SOUZA, R. M.; SEIDEL, K. Q. Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses: no direito ou na luta, essa terra é Faxinalense. Encontro Estadual dos Povos Faxinalenses, 28 a 30 de agosto, Irati, PR. Irati, PR: [s.n.], 2009.
SPINK, M. J. P.; FREZZA, R. M. Práticas Discursivas e Produção de Sentido: a perspectiva da psicologia social. In: SPINK, M. J. P. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013 (Edição Virtual).
SPINK, M. J. P.; GIMENES, M. G. G. Práticas Discursivas e Produção de Sentido: Apontamentos Metodológicos para a Análise de Discursos sobre a Saúde e a Doença. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 149-171, 1994.
SPINK, M. J. P.; LIMA, H. Rigor e visibilidade: a explicação dos passos da interpretação. In: SPINK, M. J. P. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2000.
SPINK, M. J. P.; MEDRADO, B. Produção de Sentido no Cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, M. J. P. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013 (Edição Virtual).
SPINK, M. J. P.; MENEGON, V. M. A Pesquisa como Prática Discursiva: superando os horrores metodológicos. In: SPINK, M. J. P. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2013 (Edição Virtual).
TOLEDO, I. A. Representações e práticas culturais do Sistema Faxinal. In: SOCHODOLAK, H.; CAMPIGOTO, J. A. Estudos em história cultural na região Sul do Paraná. Guarapuava: Unicentro, 2008.
TÚLIO, E. O sistema Faxinal: o ápice e o declínio de uma experiência coletiva de vida no campo. Monografia (Especialização em História do Brasil). Curso de Pós-Graduação do Ensino de História do Brasil, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, 2004.
VIZEU, F. (Re)contando a Velha História: Reflexões sobre a Gênese do Management. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, p. 780-797, 2010a.
VIZEU, F. Organizações burocratizadas rumo a razão comunicativa: o caso de uma instituição psiquiátrica. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado e Doutorado, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba/PR, 2004.
VIZEU, F. Rural Heritage of early Brazilian Industrialists: its Impact on Managerial Orientation. BAR. Brazilian Administration Review, Rio de Janeiro, v. 8, p. 68-85, 2011.
VIZEU, F.; MENEGHETTI, F. K.; SEIFERT, R. E. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cadernos EBAPE.BR (FGV), São Paulo, v. 10, p. 6, 2012.
WAGLEY, C. Estudos de comunidades no Brasil sob perspectiva nacional. Sociologia, São Paulo, v. XVI, n. 2, p. 3-22, Mai. 1954.
WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WEBER, M. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Artigos