PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: UMA CRÍTICA À LUZ DAS INVENÇÕES DO COTIDIANO

Autores

  • Júnia de Fátima do Carmo Guerra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v1i2.2517

Palavras-chave:

Pedagogia Empreendedora, Capital Social, Invenções do Cotidiano

Resumo

O presente trabalho teve o intuito de analisar a metodologia educacional “Pedagogia Empreendedora”, implementada em uma rede municipal de ensino público na cidade de São João Del Rei em Minas Gerais, à luz das invenções do cotidiano conforme as problematiza Certeau (1998). Esta metodologia de ensino, de 2006 a 2009, objetivou fomentar o desenvolvimento local a partir de práticas educacionais apoiadas no capital social. Certeau (1998) defende que as maneiras de fazer do homem comum procedem a invenções ou subversões que, ao serem concretizadas no dia a dia, em lugares próprios ou controlados, se constituem em lugares praticados. A estratégia metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com membros da comunidade escolar. Os resultados apontam um conjunto de bricolagens, combinações e jogos exercidos pelos envolvidos nesta metodologia de ensino, sinalizando táticas de subversão das estratégias dominantes visando o desenvolvimento local. 

Biografia do Autor

Júnia de Fátima do Carmo Guerra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Referências

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Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Artigos