O Impacto da Cultura sobre o Sistema de Controle Gerencial: uma Análise de Empresas Brasileiras Adquiridas por Capital Estrangeiro
Palavras-chave:
Controle Gerencial, Cultura, Aquisições InternacionaisResumo
Nas últimas décadas, começou-se a considerar o papel da cultura nacional no desenvolvimento de modelos e ferramentas gerenciais, e na aceitação de mudanças. Esse estudo propõe analisar a influência da cultura nacional no desenho e na atualização da estrutura organizacional e do sistema de controle gerencial de empresas brasileiras adquiridas por capital estrangeiro, a partir de dois casos estudados. O desenvolvimento internacional do país levou a um aumento contínuo e crescente dos investimentos estrangeiros no Brasil, tanto como a uma expansão e o investimento das organizações brasileiras no exterior. Para tanto, foi analisado o caso de duas organizações brasileiras privatizadas e adquiridas por empresas americanas. Uma delas foi, num segundo tempo, comprada por uma organização de origem mexicana. Os resultados obtidos nesta pesquisa sugerem que todas as componentes de um sistema de controle gerencial sofrem alterações depois de um processo de aquisição internacional. Sobretudo, o estudo revelou o papel da cultura nacional como fator de aceitação ou rejeição de um novo modelo de controle.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.