Reações de Afeto no Processo Decisório Gerencial das Organizações: Uma Abordagem a Partir da Prospective Theory
Palabras clave:
Prospective Theory, Processo decisório, Aspectos Comportamentais.Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar possíveis influências das reações de afeto no contexto das decisões gerenciais. As reações afetivas, sejam elas negativas ou positivas, foram introduzidas no comportamento sob risco, a partir da abordagem da Teoria Prospectiva. Este estudo foi baseado no trabalho de Moreno, Kida e Smith (2002). O foco é ambientado em três cenários de decisões sob o espectro gerencial, principalmente em aspectos que envolvem o orçamento de capital. A amostra foi de 151 entrevistados distribuídos em três agrupamentos. No primeiro deles, denominado “grupo de controle”, as decisões seriam baseadas em informações cujos cenários apresentavam apenas dados financeiros e de probabilidades de ocorrência. No segundo e no terceiro agrupamentos, grupo de verificação e grupo de interesse, respectivamente, utilizou-se variáveis emocionais explícitas aos cenários estabelecidos ao primeiro grupo. Os respondentes do segundo grupo deveriam atribuir um grau de percepção da reação afetiva exposta no cenário; já os respondentes do terceiro, tomar decisões dentro do ambiente e dos dados expostos. Os resultados foram tratados em tabelas de contingências. Utilizou-se do teste estatístico do Qui-quadrado (c²) para verificar se existiria associação entre reação afetiva e decisão tomada. Concluiu-se que a presença da variável emocional pode influenciar na percepção do risco nas alternativas do cenário. Entretanto, observou-se, em apenas um cenário, forte influência das reações de afeto nos resultados obtidos e, em contraponto ao exposto pela Teoria Prospectiva, os participantes do grupo de interesse apresentaram propensão ao risco, mesmo inseridos em um contexto de ganho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.