Fusões e Aquisições de Empresas Brasileiras: Sinergias Operacionais, Gerenciais e Rentabilidade
Palabras clave:
Fusões e Aquisições, Sinergias Operacionais e Gerenciais, Rentabilidade.Resumen
O objetivo deste artigo foi avaliar se as fusões e aquisições (F&A’s) de empresas brasileiras resultaram em sinergias operacionais e gerenciais e, também, no aumento da rentabilidade das empresas envolvidas. Foram analisados dados trimestrais de 76 empresas brasileiras de uma amostra de 72 processos de F&A’s, ocorridos entre janeiro de 1996 e dezembro de 2004. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, na qual as médias de dez variáveis foram comparadas estatisticamente, nos dois anos anteriores e posteriores à F&A por meio do Wilcoxon Signed Rank Test e do Rank Test, tentando-se seis hipóteses teóricas. Os resultados mostraram que as F&A’s: 1. levaram a alteração (aumento) significante estatisticamente no valor dos ativos das empresas; 2. resultaram em sinergias operacionais e gerenciais; 3. não se refletiram no aumento da rentabilidade das empresas estudadas, mas aparentemente dos acionistas; 4. as empresas adquirentes e as F&A’s ocorridas do Período 2 (após janeiro de 2000) apresentaram um maior potencial de gerar sinergias operacionais e gerenciais e de melhorar a rentabilidade. A explicação para esses resultados seria que o possível aumento na lucratividade foi compensado pelo aumento do valor do ativo total, do patrimônio líquido e das dívidas para financiá-las.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.