Pressões Institucionais e Adoção do Balanced Scorecard: o Caso de uma Organização do Setor Elétrico do Sul do Brasil

Autores/as

  • Veronica Eberle Universidade Positivo
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Contabilidade Gerencial

Resumen

Diante da concorrência, as organizações são levadas a adotar posturas agressivas aliadas à necessidade de ágil e eficiente processo de gerenciamento e tomada de decisões a fim de melhorar o desempenho e aumentar as vantagens competitivas, onde ferramentas gerenciais são adotadas para subsidiar gestores no processo de tomada de decisão. Neste contexto, o Balanced Scorecard (BSC) é visto como uma ferramenta de avaliação do desempenho empresarial que extrapola aos indicadores contábeis e financeiros e ajuda a melhorar a gestão e o acompanhamento dos resultados da organização, uma vez que tem como foco o planejamento estratégico e o desempenho. O presente estudo se propõe a descrever de que forma as pressões ambientais de caráter técnico e institucional influenciaram o processo de adoção do BSC em uma organização do setor elétrico da região sul do Brasil. Metodologicamente este estudo é classificado como descritivo, qualitativo, transversal quanto à sua dimensão temporal, e tem como estratégia de pesquisa o método do estudo de caso. Observou-se que a adoção do BSC se deu em resposta a um conturbado cenário no qual a organização estava inserida, o que demonstra a influência do ambiente sobre as decisões da organização paralelamente ao fato de ter sido observado um ‘modismo gerencial’ no Brasil quanto à utilização do BSC, explicado pelo fato de estruturas organizacionais formais se desenvolverem diante de um contexto altamente institucionalizado.

Biografía del autor/a

Veronica Eberle, Universidade Positivo

Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Mestre em Contabilidade e Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná.

Endereço: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 4554 – Mossunguê – CEP 81280-330, Curitiba/PR.

Fone: (55 41) 9677-7111.

E-mail: veronica.eberle@gmail.com

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Bolsista de Produtividade e Pesquisa 2 CNPq. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFPR. Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico - CEP: 80210-070, Curitiba/PR.

Fone: (55 41) 3360-4411.

E-mail: rdcolauto.ufpr@gmail.com

Publicado

2015-05-11

Cómo citar

EBERLE, V.; COLAUTO, R. D. Pressões Institucionais e Adoção do Balanced Scorecard: o Caso de uma Organização do Setor Elétrico do Sul do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 95–120, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2481. Acesso em: 18 jul. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3