Aspectos do Perfil do professor de ciências contábeis e seu reflexo no exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) – um estudo nas Universidades Federais do Brasil

Autores

  • Ana Larissa Santan de Alencar FEARP-USP
  • adriana maria procopio de araujo FEARP-USP

Palavras-chave:

Ensino Contábil. Formação do Professor de Contabilidade. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Resumo

Os professores de uma instituição são um dos principais agentes na mudança do ensino e para tanto devem estar continuamente buscando o aperfeiçoamento, adquirindo saberes que contemplam não só aspectos dos conteúdos ministrados, mas também àqueles voltados para o exercício da docência. Pesquisas revelam que a falta de treinamento para os docentes dos cursos de Ciências Contábeis é uma das maiores deficiências na educação contábil no Brasil. Diversos autores sugerem quais os atributos e saberes necessários para se formar um bom professor. O presente trabalho objetiva levantar aspectos do perfil dos professores dos cursos de Ciências Contábeis segundo modelo proposto por Freire (1996). Este perfil foi obtido a partir da percepção dos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2006. O estudo analisou o reflexo do perfil desses professores no conceito obtido no ENADE 2006 pelas instituições na qual ensinam. O resultado estatístico encontrado por meio da correlação bivariada permitiu verificar que não há correlação entre o conceito do ENADE 2006 e o perfil dos professores das universidades pesquisadas

Biografia do Autor

Ana Larissa Santan de Alencar, FEARP-USP

Mestre em controladoria e contabilidade pela FEARP-USP, professora do Centro Universitário Lacerda - Ribeirão Preto-SP.

adriana maria procopio de araujo, FEARP-USP

professora doutora do departamento de contabilidade da FEARP-USP

 

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

ALENCAR, A. L. S. de; ARAUJO, adriana maria procopio de. Aspectos do Perfil do professor de ciências contábeis e seu reflexo no exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) – um estudo nas Universidades Federais do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 73–112, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/839. Acesso em: 28 mar. 2024.