O Ensino da Contabilidade por Projetos: Uma Aplicação da Multidisciplinaridade
Keywords:
Contabilidade - Estudo e Ensino. Abordagem Multidisciplinar do ConhecimentoAbstract
De certa forma, todos os professores de contabilidade conhecem as competências a serem adquiridas pelos alunos do curso de ciências contábeis, mas será que realmente a contribuição de cada disciplina no decorrer do curso tem sido realmente instrumento que dá uma visão geral da aplicação das competências adquiridas? A multidisciplinaridade, busca a interação das várias disciplinas trabalhando de forma coesa na formação geral do discente. Tal assertiva só poderá ser confirmada, uma vez que o aluno possa ter a possibilidade de praticar esse conjunto de disciplinas em algo que realmente lhe dê a visão do todo. A forma tradicional do ensino da contabilidade está gerando nos alunos fragmentos de conhecimentos ou, um verdadeiro quebra cabeças, onde no final as peças não se encaixam, daí surgem os velhos questionamentos do porquê terem que estudar esta ou aquela disciplina. Esses questionamentos surgem exatamente porque o aluno não obtém uma explicação lógica, às vezes, do próprio docente que ministra a disciplina, que muitas vezes também não sabe onde poderá ser aplicada ou não tem idéia do curso como um todo, que profissional se pretende formar ou ainda do perfil profissiográfico que o mercado de trabalho está exigindo, ou do projeto pedagógico da instituição. Num mundo globalizado, as exigências são múltiplas, não basta ser um bom técnico, é necessário ir além, ser polivalente, ter cultura geral, escrever bem, conhecer as leis e ter um bom raciocínio lógico. Esses requisitos são fundamentais e complementam as disciplinas de formação técnica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.