Análise das Pesquisas com Foco nos Impactos da Adoção do IFRS em Países Europeus
Palavras-chave:
Normas Internacionais, IFRS, Países europeus.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os estudos acerca da adoção do International Financial Reporting Standards (IFRS) em países europeus. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo e foi conduzida uma análise qualitativa dos trabalhos monográficos e artigos disponibilizados em bases de dados no âmbito nacional e internacional. Foram identificados 75 artigos publicados em periódicos internacionais, em bases eletrônicas ou apresentados em congressos. Numa busca de trabalhos em bases de dados nacionais, foram identificadas quatro dissertações e um artigo. Verificou-se que há grande diversidade dos resultados de estudos anteriores que focaram o tema, classificados como estudos comparativos quanto aos impactos positivos e negativos da sua adoção; estudos sobre custo de capital; se ocorreu redução ou aumento deste após a implantação do IFRS; opinião acerca da adoção do IFRS junto a contadores, auditores e executivos; e impactos da implantação do IFRS em países europeus, quanto aos aspectos econômicos e financeiros dos negócios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.