Responsabilidade Socioambiental: Pública ou Privada?
Palavras-chave:
Informações Sociais e Ambientais, Companhias Públicas e PrivadasResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar comparativamente as informações sociais e ambientais de uma amostra de companhias brasileiras públicas e privadas do setor de energia elétrica. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo e as técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Através da verificação dos Relatórios Anuais e Balanços Sociais divulgados por uma amostra de 22 companhias de grande porte, no período de 1997 a 2006, assim como a análise das informações disponíveis em seus websites; foi possível observar que as empresas do setor de energia elétrica controladas pelo Estado divulgam mais informações socioambientais qualitativa e quantitativamente. A divulgação ocorre predominantemente através do Balanço Social, com grande adesão das empresas do setor em razão de uma resolução normativa da ANEEL desde 2001. Os resultados da investigação sugerem que a divulgação de informações socioambientais nas empresas do setor de energia elétrica está relacionada com a questão legal e com os impactos provocados por suas atividades, que são de grandes proporções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.