Aprendizagem Baseada em Problemas: O que os Médicos Podem ensinar aos Contadores

Autores

  • José Ricardo Maia de Siqueira
  • Rodrigo Siqueira Batista
  • Rafael Borges Morch
  • Romulo Siqueira Batista

Palavras-chave:

MDL, Aprendizagem Baseada em Problemas, ABP, Ensino em Contabilidade.

Resumo

Um dos desafios no ensino da Contabilidade – bem como¬ em outras áreas do conhecimento – é fazer com que este ocorra de forma atraente para o estudante. Tal repto é em grande parte vencido quando: (1) se consegue fazer com que o processo de aprendizagem seja, na maior parte das ocasiões, prazeroso; (2) se instiga a imaginação; e (3) se promove o desenvolvimento de um discente ativo. Visando o alcance de tais metas, tem se utilizado, na área de medicina – bem como em outros campos do saber – uma filosofia curricular denominada Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual consiste de um processo centrado no estudante, permitindo que este seja capaz de alcançar maior maturidade, adquirindo graus crescentes de autonomia. Este trabalho tem como objetivo principal coletar e analisar as opiniões de um grupo de alunos de Contabilidade expostos ao processo de ABP, visando captar indícios sobre a possibilidade de sua aplicação – ou não – na área contábil. Dentre as opiniões coletadas destacam-se: (i) a percepção de que o método exige uma postura muito mais atuante dos discentes; (ii) foi perceptível uma diferença no grau de autonomia, por parte dos estudantes, entre o método ABP e o ensino tradicional; e (iii) o surgimento de dúvidas quanto à maior eficácia do método no ensino da Contabilidade, em relação à metodologia tradicional.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

DE SIQUEIRA, J. R. M.; BATISTA, R. S.; MORCH, R. B.; BATISTA, R. S. Aprendizagem Baseada em Problemas: O que os Médicos Podem ensinar aos Contadores. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 101–125, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/652. Acesso em: 24 nov. 2024.