O Impacto da Atividade Lúdica no Desempenho de Alunos que Cursam a Disciplina “Perícia Contábil” em Cursos de Graduação em Contabilidade Oferecidos por IES da Grande Florianópolis - SC

Autores

  • Bernadete Limongi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marco Antônio Bisca Miguel Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino, Perícia Contábil, Lúdico.

Resumo

O presente estudo tem como principal objetivo avaliar o impacto da atividade lúdica “baralho de perícia contábil” (bp) no desempenho de alunos que cursam a disciplina Perícia Contábil (dpc) em cursos de graduação em Contabilidade oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) da Grande Florianópolis. A pesquisa tem caráter descritivo com abordagem predominantemente quantitativa e com auxílio da abordagem qualitativiva para análise dos dados. Nela se aplicou a lógica indutiva, através da análise estatística descritiva dos dados obtidos por questionários junto aos professores das IES e aos alunos da dpc; a estes últimos aplicou-se ainda o teste estatístico t. Os resultados junto aos professores demonstraram que: (i) o ensino das principais etapas e/ou fases de um processo judicial ocorre na maioria das IES (86%); (ii) o ensino das principais atividades do perito do juízo e do assistente técnico é realizado em todas as IES; (iii) para 66,67% dos professores os problemas na dpc estão relacionados às dificuldades dos alunos com a área de direito. Já os resultados da aplicação do bp junto aos alunos demonstraram que: (a) houve aumento do desempenho médio dos alunos nas três IES; (b) apenas os resultados da primeira IES permitiram a rejeição da hipótese inicial H0, isto é, os resultados probabilísticos indicam que, em média, o desempenho dos alunos da primeira IES aumentou após terem jogado com o bp. Conclui-se que, pelo fato do tamanho da amostra da terceira IES e da segunda ser muito pequeno, faz-se necessária a realização de novas aplicações do jogo bp com a finalidade de confirmar os resultados encontrados.

Biografia do Autor

Bernadete Limongi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras, Bacharel em Ciências Contábeis, Professora da UFSC

Marco Antônio Bisca Miguel, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade, UFSC

Downloads

Publicado

2010-10-01

Como Citar

LIMONGI, B.; BISCA MIGUEL, M. A. O Impacto da Atividade Lúdica no Desempenho de Alunos que Cursam a Disciplina “Perícia Contábil” em Cursos de Graduação em Contabilidade Oferecidos por IES da Grande Florianópolis - SC. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 73–110, 2010. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/534. Acesso em: 29 mar. 2024.