GESTÃO DE RISCOS DE CONTRATOS DA TERCEIRIZAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
UMA ANÁLISE PARA UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR.
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i2.4971Palavras-chave:
Gestão de Riscos, Gestão de Contratos, Administração Pública, Analise DiscriminanteResumo
O emprego de ferramentas que contribuam para o alcance dos objetivos institucionais é fundamental para elevar a qualidade dos serviços públicos prestados. Nesse contexto, este estudo objetiva propor uma metodologia de avaliação de riscos em contratos terceirizados, considerando como base as características dos fornecedores/contratos e os pressupostos da Teoria de Custos de Transação. A revisão teórica permitiu identificar variáveis que pudessem influenciar nos riscos dos contratos, que fundamentaram a proposta do modelo. O levantamento empírico teve base nos contratos terceirizados de mão de obra firmados pela Universidade Federal de Viçosa, de 2007 a 2017. Os dados foram coletados por meio da base de dados oficial do governo federal e por intermédio de aplicação de questionário junto aos gestores responsáveis pelo acompanhamento dos contratos. Para analisar os dados, utilizaram-se as técnicas de Análise Documental e Análise Discriminante Multivariada de Dados. A análise descritiva apontou que os contratos terceirizados demandam 35 % das despesas discricionárias da Instituição e que 71% dos gestores não realizaram treinamentos acerca da gestão contratual, indicando uma fragilidade na capacitação. Por outro lado, verificou-se que na visão de 51% dos gestores o grau de controle interno é alto, o que possibilita a redução dos riscos dos contratos. Os resultados da análise discriminante do modelo de gestão de risco indicaram que a regra proposta de classificação de risco, considerando os níveis baixo, médio e alto, alcançou um significante nível de predição de 88,50% dos contratos analisados. Assim, sugere-se a replicação do modelo a outros órgãos públicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.