ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE OS MERCADOS ACIONÁRIOS DO BRICS E DOS ESTADOS UNIDOS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i2.4717Palavras-chave:
Mercados Acionários, BRICS, Teste de causalidade, Teste de cointegraçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o inter-relacionamento entre os mercados acionários dos BRICS e o mercado de ações norte-americano. Para a obtenção dos resultados, aplicaram-se métodos econométricos a dados diários das bolsas estudadas. Para medidas das relações a curto prazo, foram utilizados o coeficiente de correlação Pearson e o teste da causalidade Granger. No estudo dos efeitos de longo prazo aplicou-se o teste da cointegração Johansen. Detectou-se correlação positiva entre todos os índices estudados, com destaque para a forte correlação entre os índices brasileiro e o norte-americano. Obteve-se causalidade do tipo Granger entre os índices pesquisados, com destaque aos índices brasileiro e norte-americano, que mostraram causalidade sobre todos os demais índices. O índice brasileiro não sofreu efeito de causalidade de nenhum outro país, exceto dos Estados Unidos. Para o longo prazo, considerando todos os índices em uma única medida, foi mostrada a existência de cointegração entre os mercados acionários do BRICS e S&P 500.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.