O Impacto da Cultura sobre o Sistema de Controle Gerencial: uma Análise de Empresas Brasileiras Adquiridas por Capital Estrangeiro

Autores

  • Raimundo Nonato Sousa Silva
  • Walter Gassenferth
  • Fanny da Silva

Palavras-chave:

Controle Gerencial, Cultura, Aquisições Internacionais

Resumo

   Nas últimas décadas, começou-se a considerar o papel da cultura nacional no desenvolvimento de modelos e ferramentas gerenciais, e na aceitação de mudanças. Esse estudo propõe analisar a influência da cultura nacional no desenho e na atualização da estrutura organizacional e do sistema de controle gerencial de empresas brasileiras adquiridas por capital estrangeiro, a partir de dois casos estudados. O desenvolvimento internacional do país levou a um aumento contínuo e crescente dos investimentos estrangeiros no Brasil, tanto como a uma expansão e o investimento das organizações brasileiras no exterior. Para tanto, foi analisado o caso de duas organizações brasileiras privatizadas e adquiridas por empresas americanas. Uma delas foi, num segundo tempo, comprada por uma organização de origem mexicana. Os resultados obtidos nesta pesquisa sugerem que todas as componentes de um sistema de controle gerencial sofrem alterações depois de um processo de aquisição internacional. Sobretudo, o estudo revelou o papel da cultura nacional como fator de aceitação ou rejeição de um novo modelo de controle.

Downloads

Publicado

2009-05-13

Como Citar

SILVA, R. N. S.; GASSENFERTH, W.; DA SILVA, F. O Impacto da Cultura sobre o Sistema de Controle Gerencial: uma Análise de Empresas Brasileiras Adquiridas por Capital Estrangeiro. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 35-60, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/353. Acesso em: 26 jan. 2021.