O Endividamento dos Estados Brasileiros: Verificação da Situação Utilizando a Análise Multivariada de Dados
Palavras-chave:
Endividamento, Estados Brasileiros, Análise Multivariada de DadosResumo
A dívida dos Estados Brasileiros, oriundo da crise externa do início dos anos 80 e até hoje sem uma solução satisfatória, é uma questão central do processo de ajuste do setor público. Quando se estuda o endividamento é possível encontrar inúmeros indicadores, com várias formas de calculá-los, onde cada autor procura demonstrar o endividamento de uma forma própria, de uma maneira que segundo sua justificativa melhor o representa. Neste contexto, o objetivo deste artigo é propor uma função logística que melhor represente a situação do endividamento dos Estados Brasileiros, considerando um grupo de indicadores encontrados utilizando análise fatorial. Para cumprir o objetivo foram selecionados 41 indicadores relacionados à parte financeira, calculados para o período de 2000 a 2003, para todos os Estados. Em seguida, aplicou-se a técnica estatística Análise Fatorial, que separou os indicadores em 7 fatores, dos quais, dois (ligados ao endividamento) foram usados na Regressão Logística. Considerando os resultados, concluiu-se que as variáveis que melhor representam a situação de endividamento dos Estados Brasileiros são a que fornece a participação da dívida líquida no PIB (VAR 01) e a utilização nominal das receitas correntes (VAR 26). Assim, demonstra-se que o endividamento não se explica por um único indicador, é necessário um conjunto deles reunidos estatisticamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.