Uma Análise das Abordagens Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa Contábil do programa do Mestrado Multiinstitucional em Ciências Contábeis

Autores

  • José Francisco Ribeiro Filho
  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes
  • Ivone Gomes de Assis Souza
  • Marcleide Maria Macêdo Pederneiras

Palavras-chave:

Pesquisa, Investigações, Metodologia Científica

Resumo

    O objetivo desta pesquisa foi analisar a partir das abordagens metodológicas, a problemática das dissertações aprovadas no Programa do Mestrado Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do Convênio UnB, UFPB, UFPE e UFRN. Foram analisados os conteúdos desenvolvidos nesses estudos, as abordagens metodológicas utilizadas, procurando-se identificar os métodos e técnicas das pesquisas, bem como os métodos e técnicas estatísticas utilizadas para explicar os resultados das investigações. Adotando como procedimento metodológico o esquema paradigmático baseado na análise de conteúdo de Bardin (1997), foram examinadas 54 dissertações que correspondem a toda produção científica do programa desde seu início em 2001 até dezembro de 2004. Após concluir esta pesquisa, constatou-se que existe a necessidade de um aprimoramento na formação básica do pesquisador, quanto ao aprofundamento de conhecimento sobre Metodologia Científica, no intuito de ampliar os conhecimentos relacionados com os fundamentos filosóficos e epistemológicos da pesquisa, bem como no que diz respeito às técnicas de investigação.

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

FILHO, J. F. R.; LOPES, J. E. de G.; SOUZA, I. G. de A.; PEDERNEIRAS, M. M. M. Uma Análise das Abordagens Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa Contábil do programa do Mestrado Multiinstitucional em Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 27-49, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/318. Acesso em: 6 dez. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)