TRANSPARÊNCIA NA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC
Palavras-chave:
Profissão contábil. Exame de Suficiência. Conselho Federal de Contabilidade.Resumo
Desde sua introdução, em 1999, até os dias de hoje, o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) passou por várias formas de divulgação dos resultados obtidos por aqueles que se inscreveram para prestá-lo, independentemente de serem técnicos ou bacharéis em contabilidade. As alterações promovidas nos critérios de divulgação reduziram significativamente o volume das informações prestadas. Atualmente são divulgados tão somente o número de inscrição e o nome dos candidatos aprovados. Considerando-se o minimalismo das informações trazidas à público, este trabalho procura demonstrar que embora se proponha ser transparente, o CFC, neste quesito em particular, não atinge tal objetivo. O estudo pode ser caracterizado como descritivo, utilizando-se de pesquisa de campo, documental, bibliográfica e ex post facto. Adicionalmente e principalmente, este trabalho pesquisou a opinião de estudantes, professores, profissionais de contabilidade e outros, por meio de uma amostra não-probabilística, quanto à utilidade de prestar informações mais completas sobre os resultados do exame de suficiência, principalmente no que diz respeito ao número de inscritos aprovados e reprovados por instituição de ensino contábil. Os resultados apontaram amplo apoio à divulgação de informações hoje omitidas, como forma de prática de transparência e acompanhamento do desempenho de instituições de ensino.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.