INDICADORES DE DESEMPENHO, USO E FINALIDADES: O CASO DAS COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO DO BRASIL
Palavras-chave:
Contabilidade GerencialResumo
Resumo: O estudo teve por objetivo verificar sobre o uso e finalidade dos indicadores de desempenho organizacional em Cooperativas de Eletrificação (CEs). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com dados levantados por meio de um questionário do tipo Survey, junto a 32 (trinta e duas) Cooperativas de Eletrificação do Brasil. Os resultados demonstram um maior coeficiente/nível de uso dos indicadores ligados às dimensões que tratam sobre a eficiência operacional, com o relacionamento das Cooperativas com seus associados e aspectos econômicos financeiros. Por outro lado constata-se menor coeficiente/nível de utilização dos indicadores relacionados aos aspectos Sociais e Ambientais e Pessoas e inovação. Quanto às finalidades de uso dos indicadores, os resultados do estudo demonstram que os indicadores são utilizados pela seguinte ordem de propósitos pelas diretorias das CEs: i) para monitoramento e controle; ii) para a tomada de decisão estratégica; iii) para comunicação externa; iv) para legitimidade e para v) educação e aprendizagem.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.