Bolsas de Valores dos BRICS: uma análise comparativa das informações financeiras baseada na Lei de Benford
Palavras-chave:
BRICS, Bolsa de valores, Confiabilidade das informações financeiras, Lei de BenfordResumo
O mercado de capitais de países emergentes tem atraído, cada vez mais, a atenção de grandes investidores interessados em diversificar o risco de suas carteiras globais. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) compõem o grupo de países que se destacam por receber parcela significativa desses investimentos. Nesse sentido, é relevante para o investidor conhecer as características informacionais presentes nos respectivos mercados. O objetivo deste estudo é verificar se os dados financeiros divulgados pelas empresas listadas nas bolsas de valores dos BRICS apresentam padrões informacionais semelhantes. Para essa análise comparativa aplicou-se a Lei de Benford (LB), a qual é uma distribuição logarítmica utilizada em procedimentos de auditoria para a identificação de padrões anormais em um conjunto de dados. A variável financeira utilizada como parâmetro comparativo foi o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. A amostra total considerou 2.193 empresas listadas nas bolsas de valores dos BRICS, com 10.965 observações analisadas no período de 2008 a 2012. Com um nível de confiança de 95%, os resultados indicaram que os dados financeiros divulgados pelas bolsas do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul estão em conformidade com a LB, apontando, em uma análise preliminar, para a não existência viés informacional entre as empresas das respectivas bolsas. Nas bolsas chinesas, os dados de mercado de Hong Kong e de Shangai também estavam em conformidade com a distribuição de LB, entretanto, a bolsa de Shenzhen apresentou significativo viés nas informações das empresas analisadas, incentivando novas análises para a identificação de variáveis geradoras dessa anomalia.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.