Ética na Docência: um Estudo nas Instituições de Ensino Superior de Natal/RN
Palavras-chave:
Ética Profissional. Professores – Ética. Professores Universitários – ÉticaResumo
O referido trabalho objetiva mostrar a ética na docência, através de um estudo nas instituições de ensino superior de Natal/RN. Versa o problema de pesquisa, seus objetivos gerais e específicos, bem como a relevância deste estudo. Abrange como seu referencial teórico, a ética e história, que apresenta de forma sucinta, a preocupação dos pensadores em definir, ao longo do tempo, as idéias sobre as questões morais que a ética aceita, dentro de cada sociedade com base na filosofia; compromisso com a sociedade, onde discute o comportamento do homem na sociedade, diante de situações que exigem a prática da ética, bem como a posição do docente perante a mesma; e as virtudes profissionais, apresentando os atributos e compromissos necessários para que o profissional possa desempenhar suas funções. Foi utilizado, como metodologia aplicada a esta pesquisa, meios bibliográficos, e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas e páginas da internet (rede mundial de computadores) e a pesquisa campo foi aplicada junto a cinco instituições de ensino superior de Natal, sendo quatro particulares e uma pública, utilizando um questionário, com perguntas objetivas e subjetivas, relacionadas com a ética e o docente. Conclui-se que tamanha é a importância de saber o significado e a aplicação da ética pelo docente e por todo cidadão e que, para se manter uma conduta impecável, o docente precisa fazer da ética uma questão mais concreta e passível de ser implementada diariamente, ou seja, ela deve fazer parte ativa da política da instituição e a liderança (docentes e diretoria) e estar sensível e informada sobre as questões morais específicas que afetam ou ameaçam a instituição.
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