Controles Internos Empresariais e Gestão: Visões e Importância- Uma Abordagem Exploratória

Autores

  • Antônio Nunes Pereira

Palavras-chave:

Contabilidade Gerencial. Gestão de Empresas. Contabilidade

Resumo

  Este estudo exploratório discute a importância do controle interno para a gestão das empresas.

  O tema controle nas empresas vem sendo abordado com ênfase em fraudes. O foco fraude, aparentemente, está desalinhado de um padrão existente na literatura acadêmica disponível no Brasil. Essas fontes nacionais consagram o controle interno, prioritariamente, como elemento de gestão.

  Supõe-se que o controle interno tende a favorecer o processo de gestão não apenas quanto à prevenção de fraudes. Para tal, o estudo busca elementos que configurem uma outra função, considerada mais importante, dos controles internos para a gestão das empresas.

  A partir de elementos conceituais da literatura acadêmica, buscou-se evidenciar vínculo entre controle interno e gestão. Pesquisas internacionais e nacionais são mencionadas para complementar, empiricamente, ao lado dos padrões de definição, os procedimentos de discussão.

  A partir das informações compiladas no artigo é defensável, com base nos elementos bibliográficos, que existe, aparentemente, uma contribuição informativa importante do controle interno para a gestão empresarial. Logo, a importância do controle interno para a gestão das empresas parece residir no seu potencial de informativo para os administradores.

 

Downloads

Publicado

2009-05-06

Como Citar

PEREIRA, A. N. Controles Internos Empresariais e Gestão: Visões e Importância- Uma Abordagem Exploratória. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 27–44, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/262. Acesso em: 20 abr. 2024.