Contribuições do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Curricular para a Aprendizagem: Percepção dos Alunos dos Cursos de Ciências Contábeis

Autores

  • Leila Chaves Cunha Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Mara Vogt
  • Vania Tanira Biavatti

Palavras-chave:

Aprendizagem, Percepção, Ciências Contábeis.

Resumo

O estudo busca identificar a percepção dos alunos dos Cursos de Ciências Contábeis sobre a contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Curricular na aprendizagem. Diante disso, realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento e com abordagem quantitativa dos dados. O procedimento de coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas fechadas em escala de Likert, elaborado de forma distintas para os alunos que desenvolvem TCC e que realizam Estágio Curricular. A população deste estudo é composta por alunos que já concluíram o TCC ou estágio do curso de Ciências Contábeis das cinco IES situadas na Mesorregião do Vale do Itajaí/SC, pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), e a amostra foi de 53 respondentes que desenvolveram o TCC e 18 que realizaram o Estágio Curricular. Os resultados deste estudo evidenciam que, na percepção dos alunos, tanto aqueles que desenvolveram TCC, quanto para os que realizaram Estágio Curricular, a maior contribuição foi o conhecimento técnico obtido. Além disso, destacam-se outras contribuições, como entrar em contato com diferentes ambientes informativos e aprimorar os conhecimentos sobre os aspectos científicos. Verificou-se ainda que na percepção dos alunos, o TCC contribui mais para aspectos relacionados às habilidades de leitura e escrita e o Estágio Curricular contribui com a interculturalidade.  Para os alunos, tanto a realização do Estágio Curricular, quanto o desenvolvimento do TCC, pouco contribuiu para promover o contato com fontes de língua estrangeira.

Biografia do Autor

Leila Chaves Cunha, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração e Contabilidade da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-11

Como Citar

CUNHA, L. C.; VOGT, M.; BIAVATTI, V. T. Contribuições do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Curricular para a Aprendizagem: Percepção dos Alunos dos Cursos de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 57-78, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2564. Acesso em: 27 nov. 2020.