Orçamento Participativo: Instrumento de Democratização da Administração Pública

Autores

  • Denise de Queiroz Ferreira

Palavras-chave:

Contabilidade, Orçamento Participativo.

Resumo

   Este trabalho tem como objetivo explicitar uma das funções da Contabilidade, que é a de fornecer informações relevantes para os seus diversos usuários, dentro do contexto do Orçamento Participativo. Para isto, são apresentados alguns aspectos relativos ao Orçamento Público e, dentro deste, ao Orçamento Participativo, considerado um instrumento inovador na busca pela melhoria da gestão dos recursos públicos, através de um processo que conta com a participação popular para o levantamento das prioridades locais.

   Dentro desse contexto, a importância da Contabilidade como instrumento de caráter participativo encontra-se no aspecto social que ela assumirá como prestadora de informações financeiras à coletividade. A Contabilidade então, sendo considerada um instrumento destinado a registrar, controlar e informar, deve estar pronta para responder à sociedade, quais sejam suas dúvidas, bem como fornecer informações e produzir demonstrativos que atinjam os reais objetivos a que se propõem.

Downloads

Publicado

2009-05-06

Como Citar

FERREIRA, D. de Q. Orçamento Participativo: Instrumento de Democratização da Administração Pública. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 65–85, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/242. Acesso em: 23 abr. 2024.