Orçamento Participativo: Instrumento de Democratização da Administração Pública
Palavras-chave:
Contabilidade, Orçamento Participativo.Resumo
Este trabalho tem como objetivo explicitar uma das funções da Contabilidade, que é a de fornecer informações relevantes para os seus diversos usuários, dentro do contexto do Orçamento Participativo. Para isto, são apresentados alguns aspectos relativos ao Orçamento Público e, dentro deste, ao Orçamento Participativo, considerado um instrumento inovador na busca pela melhoria da gestão dos recursos públicos, através de um processo que conta com a participação popular para o levantamento das prioridades locais.
Dentro desse contexto, a importância da Contabilidade como instrumento de caráter participativo encontra-se no aspecto social que ela assumirá como prestadora de informações financeiras à coletividade. A Contabilidade então, sendo considerada um instrumento destinado a registrar, controlar e informar, deve estar pronta para responder à sociedade, quais sejam suas dúvidas, bem como fornecer informações e produzir demonstrativos que atinjam os reais objetivos a que se propõem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.