Contabilidade e Gestão da Saúde Pública

Autores

  • Denise de Queiroz Ferreira

Palavras-chave:

Saúde Pública – Brasil, Contabilidade – Sistemas de Informação

Resumo

  O Brasil passa por um visível processo de mudanças na área pública em que fica clara a necessidade de melhoria da gestão nos diversos âmbitos e setores e, atrelada a esta, a transparência e divulgação das informações relativas à aplicabilidade dos recursos e alcance dos resultados tem sua importância ressaltada, entre outros motivos, pela realização da prestação de contas. O setor de Saúde Pública, dentro desse contexto, passou por mudanças significativas, destacando-se o processo de municipalização dos serviços iniciado em 1988.

  A eficiência na gestão, para ser alcançada, deve ter como suporte a informação, imprescindível para a tomada de decisão. Estas informações devem ser relevantes, tempestivas e devem estar oportunamente disponíveis.

  Considerando a Ciência Contábil um sistema que tem como objetivo fornecer informações aos seus usuários, esta deve ser eficiente e proporcionar aos gestores instrumentos para a tomada de decisões e, aos cidadãos, demonstrativos que retratem a execução das metas e objetivos estabelecidos durante o processo orçamentário.

Downloads

Publicado

2009-05-04

Como Citar

FERREIRA, D. de Q. Contabilidade e Gestão da Saúde Pública. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 09–30, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/209. Acesso em: 16 abr. 2024.