Jogos de Empresas no Ensino da Contabilidade Tributária

Autores

  • Maria Denize Henrique Casagrande Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Antônio Cezar Bornia Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Jacir Leonir Casagrande
  • Pedro José Von Mecheln

Palavras-chave:

jogo de empresa, contabilidade tributária, processo de ensino-prendizagem, educação.

Resumo

É preocupação recorrente entre professores universitários buscar explorar novos recursos informatizados para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o envolvimento dos alunos. É neste contexto que se coloca o uso do jogo de empresa GI-EPS e a questão norteadora desta pesquisa: quais as contribuições pedagógicas do JE-Tributos  ao processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade Tributária? Como objetivo principal, esta pesquisa busca analisar o JE-Tributos como recurso pedagógico para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Contabilidade Tributária. O presente estudo caracteriza- se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa de base fenomenológica. Para atender ao objetivo da pesquisa foi desenvolvido um módulo denominado JE-Tributos, a partir do GI-EPS, incluindo questões tributárias, especialmente o IPI e o ICMS na fabricação e comercialização de produtos. O referido módulo foi implementado e aplicado em sala de aula, como recurso pedagógico, seguido de um feedback. O JE-Tributos mostrou ser uma alternativa inovadora na formação e capacitação de profissionais da área da Contabilidade, aproveitando as contribuições dos recursos computacionais na construção de ambientes mais motivadores e agradáveis, com ênfase no aprender contextualizado. Percebeu-se que a aplicação do JE-Tributos tornou a aula mais dinâmica e o aluno visualizou de uma maneira mais rápida o que aconteceu com a empresa em cada decisão quanto à produção, à compra ou à venda de produtos. Conclui-se que o uso do JE-Tributos fornece aos alunos condições de reflexão sobre os conhecimentos adquiridos, uma vez que supõe uma abordagem interativa e permanente de autoavaliação do processo educativo.

Biografia do Autor

Maria Denize Henrique Casagrande, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Departamento de Ciências Contábeis - UFSC

Antônio Cezar Bornia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC

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Publicado

2015-02-03

Como Citar

CASAGRANDE, M. D. H.; BORNIA, A. C.; CASAGRANDE, J. L.; MECHELN, P. J. V. Jogos de Empresas no Ensino da Contabilidade Tributária. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 34-58, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2114. Acesso em: 22 maio. 2022.