Valor econômico gerado por instituições públicas: avaliação do IFPA Campus Abaetetuba

Autores

  • Danielle Cristina Gonzaga Corrêa IDEFLOR
  • Alessandro de Castro Corrêa IFPA
  • Alegria dos Santos Leite IFPA
  • Yeda Raquel da Silva Monteiro IFPA

Palavras-chave:

Valor econômico, Setor público, Educação Pública, Custos

Resumo

O presente artigo teve como objetivo avaliar o resultado econômico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Abaetetuba em 2010. A realização desta pesquisa foi motivada pela importância da avaliação de desempenho baseado em valor econômico no setor público e a sua utilização como ferramenta de gestão para promover melhorias na relação custo-benefício dos serviços prestados, atendendo as exigências sociais, gerenciais e legais atuais. Foi adotado o modelo conceitual de Resultado Econômico proposto por Slomski (1996) que emprega o critério de custo de oportunidade para verificar a geração de receita em instituições públicas. O IFPA Campus Abaetetuba apresentou lucro econômico de R$707.766,95, ou R$ 704,25 médio por aluno, evidenciando valor econômico gerado.

Biografia do Autor

Danielle Cristina Gonzaga Corrêa, IDEFLOR

Administradora e Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Técnica em Administração e Finanças do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (IDEFLOR)

Alessandro de Castro Corrêa, IFPA

Doutor em Administração (Finanças), Professor de Gestão de Custos do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFPA.

Alegria dos Santos Leite, IFPA

Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e graduanda em Economia na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Yeda Raquel da Silva Monteiro, IFPA

Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

CORRÊA, D. C. G.; CORRÊA, A. de C.; LEITE, A. dos S.; MONTEIRO, Y. R. da S. Valor econômico gerado por instituições públicas: avaliação do IFPA Campus Abaetetuba. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 45-71, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1712. Acesso em: 19 ago. 2022.