A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA MEDIÇÃO DE EFICIÊNCIA DOS CLUBES BRASILEIROS DE FUTEBOL

Autores

  • Marke Geisy da Silva Silva Programa Multi-institucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN)
  • Diego Rodrigues Boente Programa Multi-institucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN)

Palavras-chave:

Futebol brasileiro, DEA, Eficiência Financeira, Eficiência Esportiva.

Resumo

O futebol brasileiro nos últimos anos vem se transformando de um esporte amador, em termos de gestão, em um mercado altamente competitivo, como já acontecera com o futebol europeu. A promulgação da Lei nº 10.672/03 obrigou os clubes de futebol brasileiro a publicarem suas Demonstrações Contábeis em jornais de grande circulação. Com isso, foi possível obter o conhecimento do resultado das gestões destes clubes. Existem muitas ferramentas que podem ser aplicadas na avaliação do desempenho dos gastos destes clubes para obter receitas e títulos. A Análise Envoltória de Dados (DEA) permite medir a eficiência de um conjunto homogêneo de Unidades Tomadoras de Decisão (DMU), que possuem os mesmos Inputs e Outputs. O objetivo desta pesquisa é analisar a eficiência dos gastos dos principais clubes do futebol brasileiro na obtenção de receitas, como também se estes gastos foram importantes na obtenção de títulos durante os anos de 2006 a 2009. Foi aplicado um dos modelos DEA (o modelo BCC) para tal fim. A pesquisa se caracteriza nos âmbitos exploratório, bibliográfico e documental, e quantitativo e qualitativo. Foram coletadas as demonstrações contábeis de 14 clubes do futebol brasileiro (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Coritiba e Figueirense). Para a elaboração do modelo DEA-BCC orientado à Output, foi utilizado o programa SIAD v.3. Após a aplicação do método, concluiu-se que o Internacional é o clube mais eficiente nos dois aspectos analisados (financeiro e esportivo). 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-04-26

Como Citar

SILVA, M. G. da S.; BOENTE, D. R. A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NA MEDIÇÃO DE EFICIÊNCIA DOS CLUBES BRASILEIROS DE FUTEBOL. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 101–130, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1549. Acesso em: 28 mar. 2024.