A Relevância da Contabilidade no Mercado de Capitais Brasileiro pela Reação dos Preços ao Lucro e ao Patrimônio
Palavras-chave:
Assimetria Informacional, Contabilidade, Mercado de CapitaisResumo
Este estudo teve como objetivo verificar se a contabilidade no Brasil é efetiva em reduzir a assimetria informacional entre as empresas e o mercado, quantificando como o Lajir e o Patrimônio Líquido afetam os preços das ações negociadas na BM&FBovespa. Para tanto, através do método dos mínimos quadrados ordinários, foi estimada uma regressão linear dos preços de mercado contra o Lajir e o Patrimônio Líquido, com uma amostra de dados de corte, em 30 de junho de 2011. A estimação mostrou que 88% das variações dos preços das ações se deveu às variações do resultado e do patrimônio, cujos parâmetros foram ambos significativos a 1%. Além disso, a elasticidade preço do Lajir é 0,034%, enquanto a do PL é 3,848%, assim, os preços são mais sensíveis aos dados de balanço do que de resultado. Outros autores confirmam esse fato, mediante análises diferentes. Desse modo, conclui-se que os números contábeis no Brasil são relevantes para explicar os preços de mercado, apesar da alta concentração acionária e baixa representatividade do mercado de capitais, e que o patrimônio é mais robusto para formar expectativas sobre os fluxos futuros de caixa e o valor econômico da empresa do que o resultado. Autores confirmam que isso acontece quando os lucros são instáveis ou há presença de prejuízos, situação condizente com o cenário econômico no qual a amostra foi coletada, caracterizado pela crise na Zona do Euro.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.