Produção Científica em Auditoria: uma Análise dos Estudos Acadêmicos Desenvolvidos no Brasil
Palavras-chave:
Ensino, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Auditoria e Perícia.Resumo
O objetivo do presente estudo é identificar as características da produção científica em auditoria desenvolvida no Brasil, entre os anos de 2005 e 2010, por intermédio da verificação dos seguintes aspectos: evolução temporal; principais meios de divulgação; assuntos abordados segundo as perspectivas de Lesage e Wechlter (2007, 2010), Maijoor, Meuwissen e Quadackers (2000) e Smith e Krogstad (1984, 1988, 1991); estratégias de pesquisa utilizadas; autores mais prolíficos; e, relações de colaboração entre pesquisadores e instituições de ensino, utilizando-se as análises bibliométrica e sociométrica. Relativamente à análise temporal, constata-se um aumento progressivo na publicação entre os anos de 2005 e 2008 e um pequeno decréscimo, entre os anos de 2009 e 2010. Quanto aos principais meios de divulgação, destacam-se: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade; Revista Contabilidade & Finanças; e, Contabilidade Vista & Revista. Observa-se, ainda, a predominância das estratégias de pesquisa: documental e survey. Quanto aos assuntos, os mais recorrentes são: relatórios da auditoria; troca de auditores; conselhos/comitês; qualidade da auditoria; e, procedimentos de auditoria. Ademais, no que se refere às relações de colaboração entre pesquisadores e instituições de ensino, verifica-se baixa densidade, centralidade e intermediação, indicando dispersão e pouca coesão entre os atores, com ausência de um ator claramente central.
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