Governance structure and transaction cost: relationship between strategy and asset specificity
Palavras-chave:
estrutura de governança, custo deResumo
O objetivo do artigo é discutir teoricamente quais os fatores que determinam as estruturas de governança a partir da abordagem dos custos de transação. A coexistência de estruturas distintas numa mesma cadeia de valor, em que os ativos não apresentam diferenças em termos de especificidade, é uma importante problemática para a Economia dos Custos de Transação, que prevê uma convergência para as estruturas mais eficientes. A pesquisa é pura e de nível explicativo e pretende identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocworrência dos fenômenos. Desta forma, a fonte de pesquisa é documental, abrangendo bibliografias e artigos que discutem a relação entre estrutura de governança e custo de transação.Downloads
Publicado
2009-06-05
Como Citar
SILVA, C. L. da; SAES, M. S. M. Governance structure and transaction cost: relationship between strategy and asset specificity. Nova Economia, [S. l.], v. 17, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/494. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).