Um exemplo de aplicação de técnicas de estatística multivariada na construção de índices de preços
Resumo
Este artigo consiste na ilustração de como as técnicas de Estatística Multivariada podem ser empregadas na construção de índices econômicos e na comparação de estabelecimentos comerciais no que se refere aos preços de produtos praticados. Como exemplo, apresentamos uma análise estatística dos preços praticados pelos diversos hipermercados de Belo Horizonte, Minas Gerais, no que se refere à comercialização de produtos de primeira necessidade, como os gêneros alimentícios, de higiene e de limpeza. Sete dos principais hipermercados de Belo Horizonte foram analisados. A amostra de preços foi coletada no período de 16 de março a 23 de abril de 1994. A partir da construção de índices de preços pela Técnica de Análise de Componentes Principais, foi possível identificar os hipermercados que estavam comercializando seus produtos a preços mais baratos e aqueles com preços mais caros. Uma outra comparação foi efetuada pela Técnica Alternativa de Análise de Conglomerados. O software estatístico utilizado para análise foi o SAS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).