Ciclo e indicadores antecedentes na indústria do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
ciclos dos negócios, quebras estruturais, indicadores antecedentesResumo
Esse artigo tem dois principais objetivos. Primeiro compara três diferentes técnicas de datação de ciclos para determinar os picos e os vales da produção industrial do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que, entre 1991-I e 2008-IV, o setor no Estado passou por cinco recessões. Duas tiveram curta duração, de quatro trimestres, e estão associadas a uma taxa de câmbio mais valorizada. Dois outros ciclos recessivos ocorreram em uma conjuntura de crises internacionais. Por fim, a mais longa recessão, que durou oito trimestres, teve como vetor a estiagem que atingiu o Estado. Um segundo objetivo é a determinação de indicadores antecedentes da produção industrial gaúcha. Partindo de mais de 200 séries candidatas, encontra-se que quatro conseguem antecipar a dinâmica cíclica do setor.Downloads
Publicado
2013-09-19
Como Citar
MORAIS, I. A. C. de. Ciclo e indicadores antecedentes na indústria do Rio Grande do Sul. Nova Economia, [S. l.], v. 23, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2124. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).