O crédito como mecanismo de transmissão da política monetária: aspectos teóricos e evidências empíricas para o Brasil
Palavras-chave:
política monetária, canal do crédito, Vetor de Correção de Erros (VEC)Resumo
Este trabalho analisa a operacionalidade e a eficiência do canal de crédito como mecanismo de transmissão da política monetária no Brasil, para o período de janeiro de 2001 a setembro de 2011. Com esse fim, estimaram-se duas equações IS, com diferentes especificações para a taxa de juros real, com e sem crédito, a fim de medir a intensidade e o timing de resposta de variações da taxa de juros no produto. Para tanto, utilizou-se como metodologia o modelo de Vetor de Correção de Erros (VEC). Os resultados para as duas equações corroboram a eficácia do canal do crédito no Brasil, já que os efeitos negativos do choque na taxa de juros real sobre o produto são mais intensos e o afetam com mais rapidez, ao incluir a variável crédito.Downloads
Publicado
2014-09-29
Como Citar
ABRITA, M. B.; NETO, A. R.; OLIVEIRA, L. de; DE ARAUJO, E. C. O crédito como mecanismo de transmissão da política monetária: aspectos teóricos e evidências empíricas para o Brasil. Nova Economia, [S. l.], v. 24, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1752. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).