Relative price variability in Brazil: an analysis of headline and core inflation rates

Autores

  • Cleomar Gomes da Silva Instituto de Economia - Universidade Federal de Uberlândia & Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda

Palavras-chave:

Dispersão dos Preços Relativos, Inflação, Política Monetária

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar a relação causal entre inflação e variabilidade de preços relativos no Brasil, para o período entre janeiro de 1995 e junho de 2011. O foco é o IPCA e seu núcleo, levando-se também em conta o período das metas de inflação. A análise de séries temporais mostra que: 1) a correlação entre inflação e dispersão de preços relativos é positiva e significante (o mesmo se aplica ao núcleo da inflação); 2) para o período referente às metas para a inflação, há queda da dispersão de preços; 3) há bi causalidade entre inflação total e dispersão total de preços, ao passo que a causalidade é do núcleo de inflação para sua respectiva variabilidade; 4) as funções de respostas a impulsos mostram que choques no núcleo do IPCA não afetam a dispersão dos preços do núcleo tanto quanto os choques ao IPCA total afetam a dispersão total de preços; 5) a decomposição de variância relacionada ao núcleo do IPCA e seu respectivo RPV parece estar reduzida em relação aos dados do IPCA cheio.

Biografia do Autor

Cleomar Gomes da Silva, Instituto de Economia - Universidade Federal de Uberlândia & Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda

É Doutor em Economia pela Fundação Getulio Vargas - Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP) com Doutorado Sanduíche na New York University (2006). Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Graduação de 2 anos em Computer Information Systems pelo Quinsigamond Community College (1994) EUA. Atuou como Professor da Escola de Economia e da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Além disso, foi professor convidado do Mestrado em Economia do Insper/IBMEC-SP e Economista Sênior da FIESP. É Professor Adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia cedido à Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, onde atualmente exerce o cargo de Assessor Econômico. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia, política monetária, conjuntura econömica, desemprego, econometria de séries temporais.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

DA SILVA, C. G. Relative price variability in Brazil: an analysis of headline and core inflation rates. Nova Economia, [S. l.], v. 25, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1459. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares