Spatial patterns of rural poverty: an exploratory analysis in the São Francisco River Basin, Brazil
Palavras-chave:
pobreza rural, análise de cluster, autocorrelação espacial, Bacia do Rio São FranciscoResumo
A caracterização e a análise da distribuição espacial da pobreza podem ser úteis na apli-cação de programas voltados para a redução de pobreza já que possibilitam a identificação de áreas onde a incidência é maior e cuja ex-tensão muitas vezes ultrapassa as linhas ter-ritoriais oficiais. Nesse contexto, este artigo usa os mais recentes dados sobre pobreza rural municipal no Brasil para identificar os padrões espaciais de pobreza rural na Bacia do Rio São Francisco (BRSF). Indicadores de autocorrelação espacial I de Moran são gera-dos e usados para a construção de um mapa de clusters de pobreza rural. Os resultados indicam que a pobreza rural é espacialmen-te autocorrelacionada em algumas áreas da BRSF, nas quais municípios mais (menos) pobres tendem a se localizar perto de municí-pios mais (menos) pobres. Mais importante, talvez, os resultados sugerem a necessidade de se usar metodologias de análise que consi-derem explicitamente a localização como um fator explanatório da pobreza rural na bacia, como, por exemplo, econometria espacial.Downloads
Publicado
2011-07-12
Como Citar
TORRES, M. de O.; VOSTI, S. A.; MANETA, M. P.; WALLENDER, W. W.; RODRIGUES, L. N.; BASSOI, L. H.; YOUNG, J. A. Spatial patterns of rural poverty: an exploratory analysis in the São Francisco River Basin, Brazil. Nova Economia, [S. l.], v. 21, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1259. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).