Resumo
A busca por soluções e padrões de eficiência no uso de documentos administrativos é pouco explorada na literatura, mas o conceito de memória organizacional e aprendizagem organizacional já podem ser encontrados na literatura dos estudos organizacionais e administrativos (SANTOS, 2012, p. 43 e SENGE 1990, apud CASTILHO; SILVA; TURRIONI, 2004, p.2). Pedrosa e Couto (2007, p.1) referem que as “organizações não suportarão mais custos relacionados com a má qualidade, tais como custos de retrabalho, custos com processos ineficientes, custos de eventuais processos nos organismos de defesa do consumidor ou outros fóruns legais,” entre outros. O objetivo deste artigo é analisar, de forma sintética, a contribuição da avaliação externa para o fomento do tema gestão de documentos nos hospitais, bem como apresentar a homogeneidade e heterogeneidade das categorias de documentos requerida por esses. Trata-se de um estudo documental que visa identificar a ocorrência da citação de termos relacionados à estrutura documental de um sistema de gestão da qualidade, sob a óptica dos modelos de avaliação externa estudados. Destaca-se como ponto forte um conjunto de documentos comum aos três modelos de avaliação estudados.