Résumé
O aumento dos custos educacionais para a formação médica no Brasil ameaça a qualidade da formação profissional. Por tal razão, para investigar o assunto e aprofundar o debate sobre um tópico de importância nacional, surge a pergunta norteadora da pesquisa: qual a literatura produzida sobre custo do ensino de medicina no Brasil? Para solucionar a pergunta da pesquisa, foi realizada uma revisão sistematizada da literatura com o objetivo de mapear a literatura disponível para fornecer um diagnóstico sobre os trabalhos que abordaram custo em educação superior em medicina no Brasil. A metodologia proposta para o estudo trata-se de uma revisão sistematizada desenvolvida nos moldes das diretrizes do Joanna Briggs Institute. A busca inicial resultou em um total de 690 trabalhos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, a amostra final foi composta de 28 manuscritos. Os resultados indicam uma elevação nos custo de ensino de medicina porque a utilização de animais vivos e cadáveres como ferramentas de ensino, por questões éticas e dificuldades de obtenção, têm sido substituídos por simuladores que podem atingir elevados custos dependendo do grau de fidelidade.