Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
CONSUMIDOR DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS: FATORES INFLUENCIADORES NO CONSUMO DE MEDICAMENTOS

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com 47 consumidores de farmácia e 5 gerentes de estabelecimentos farmacêuticos. O objetivo foi evidenciar os fatores influenciadores do comportamento do consumidor de produtos farmacêuticos. As entrevistas foram realizadas com consumidores e gerentes de farmácias. Todo o conteúdo foi transcrito e analisado por meio da análise de conteúdo. optou-se pela categorização e chegou-se a 8 categorias de análise (atendimento ao cliente, ausência de atenção farmacêutica, desconhecimento de produtos manipulados, preço e condição de pagamento, indicação médica, ponto de venda, conforto, variedade de produtos). Os resultados evidenciam que preço e atendimento funcionam como atrativo e diferenciação, e que o preço exerce maior influencia na decisão do consumidor. Outros fatores como indicação médica, ponto de venda, variedade de produtos também exercem forte influência no momento da decisão de compra. Por fim, chegou-se a duas categorias finais que são os dois fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: Fatores de Relacionamento com o Cliente e fatores tangíveis.

https://doi.org/10.21450/rahis.v16i2.5805
PDF