Résumé
O estudo que deu origem à este artigo teve como objetivo geral identificar as características do trabalho e a importância das competências gerais e individuais na percepção dos colaboradores e gestores da área de enfermagem de um hospital filantrópico, a respeito da implantação de um processo novo de avaliação de desempenho. O texto está dividido em quatro partes. Na primeira, apresenta-se a revisão bibliográfica dos assuntos abordados: gestão por competências e competências individuais, tipos de avaliação de desempenho nos modelos tradicionais e contemporâneos e processos de feedback. Em seguida, apresenta-se a metodologia utilizada, bem como a análise dos dados coletados e as conclusões. Realizou-se um estudo de caso exploratório descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaborados questionários e entrevistas estruturados com perguntas abertas e fechadas visando obter informações, de acordo com o problema proposto por este estudo. Definiu-se uma amostra de 92% de um universo de 217 profissionais, por conveniência e disponibilidade. O perfil predominante dos analisados consistiu em: técnicos de enfermagem, do sexo feminino e com faixa etária, de 26 a 35 anos. Atenção à saúde destacou-se como a característica geral mais importante. Os respondentes acreditam que a implantação de um método de avaliação de desempenho trará benefícios em todas as áreas de gestão de pessoas, desde que haja treinamento para todos os envolvidos. Entretanto, demonstraram certo receio de que amizades e antipatias possam influenciar no resultado do processo.