Résumé
A inovação vem sendo amplamente discutida como uma ferramenta importante para a modernização e o crescimento sustentável das empresas. Existe uma urgente necessidade de se buscar estratégias inovadoras capazes de agregar valor aos clientes, garantindo assim a fidelização dos mesmos no setor da saúde, visto que a competitividade do mercado neste setor tem sido determinante para o enfraquecimento de suas transações. A inovação é normalmente pensada sob a ótica da tecnologia e de produtos. Entretanto, há uma série de outras áreas na empresa onde se pode implementar estratégias inovadoras. Assim, a inovação pode ser abordada da seguinte maneira: 1) Inovações nas pessoas; 2) inovações no processo; 3) inovações e marketing; 4) inovação em produtos e serviços; 5) inovação organizacional; e 6) inovação em sustentabilidade. A inovação é ainda classificada em: radical, incremental, aberta, fechada ou distribuída. O conhecimento detalhado das metodologias e aplicabilidades da inovação é de relevância para a sua adoção como ferramenta estratégica de gestão. Avanços na implementação de ações inovadoras no setor de saúde certamente terão impactos positivos nos resultados do setor.