Résumé
Esta pesquisa tem como objetivo analisar mecanismos de compartilhamento de conhecimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HU/UFSC. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, de campo, bibliográfica, documental e um estudo de caso. A seleção dos elementos da amostra foi feita por tipicidade e acessibilidade, dentre médicos da unidade, selecionando-se um representante de cada turno de trabalho, isto é, três médicos. A coleta de dados foi feita a partir de documentos, fontes bibliográficas, observação e entrevista semiestruturada com os médicos. Os dados foram analisados a partir da abordagem interpretativa e da técnica pattern matching. Como resultados, percebeu-se que a unidade neonatal conta com profissionais experientes, que preferem compartilhar conhecimento explícito e que enfatizam mecanismos como fontes bibliográficas, em detrimento de outras, quando tem dúvidas clínicas. Conclui-se que a Unidade já faz uso de alguns mecanismos para compartilhar conhecimento, principalmente o explícito, mas que ainda há espaço para adotar outros e que é preciso reforçar a institucionalização da gestão do conhecimento e do seu compartilhamento.